Como escrever uma redação: dicas INCRÍVEIS

Confira as dicas que separamos para você!

Como escrever uma redação: confira algumas dicas que irão te ajudar

Nós sabemos que escrever uma boa redação em um vestibular ou na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, não é uma tarefa fácil.

Contudo, existem algumas dicas que podem te ajudar nesse processo e facilitar a sua jornada rumo à aprovação. Para te ajudar, o artigo de hoje vai comentar um pouco sobre essas dicas que irão te ajudar a escrever uma redação mais facilmente. Confira!

Dicas para uma boa redação: estrutura

A redação é um dos pontos mais importantes dos vestibulares e do ENEM, por exemplo. O modelo de texto mais comum que pode aparecer nessas provas é aquele dissertativo-argumentativo, em que o candidato deve apresentar uma tese inicial e defendê-la ao longo do texto.

O texto dissertativo-argumentativo possui alguns aspectos estruturais que devem ser respeitados para a obtenção de um melhor resultado e de uma melhor pontuação. Os principais elementos da sua estrutura são: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Confira algumas dicas sobre cada uma das partes que compõem um texto dissertativo-argumentativo.

Introdução: O parágrafo de introduzir deve possuir de 5 a 7 linhas. Nele você deve abordar o TEMA da redação e se posicionar sobre o mesmo. Lembre-se que é muito importante deixar bem claro qual é o seu posicionamento e a sua tese, já que é a partir da introdução que todo o seu texto irá se desenvolver.

Desenvolvimento: deve possuir de 7 a 9 linhas. Lembre-se que a sua redação deve possuir dois parágrafos de desenvolvimento em que você irá apresentar os argumentos que defendam a sua tese.

Conclusão: deve possuir de 6 a 9 linhas. É nele que você deve finalizar o seu texto de forma coesa.

Algumas provas irão pedir para que você realize uma proposta de intervenção nesse parágrafo, como no ENEM. Outras, irão pedir para que você realize um encaminhamento para o futuro, como é o caso das provas da Vunesp.

Dicas para uma boa redação: é possível?

Para além do aspecto estrutural, existem outros aspectos muito importantes que formam um texto bem estruturado, bem escrito e bem desenvolvido. Confira algumas dicas gerais sobre esses pontos. 

Tema: Nunca fuja do tema proposto. Siga sempre a proposta e nunca tangencie o tema.

Ortografia: Cuidado com erros de acentuação e pontuação. Se tiver dúvidas sobre como escrever uma palavra, busque um sinônimo ou reestruture a frase com palavras diferentes que tragam o mesmo sentido.

Atualidades: É importante sempre se manter bem informado sobre o que acontece no mundo, já que os temas mais importantes da atualidade podem fazer parte da linha temática da sua redação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.