Conheça 3 formas de tirar manchas de tecido

Hoje contaremos para você 3 formas de tirar manchas de tecido.

Tirar manchas de tecido nem sempre é uma tarefa fácil, não é verdade? Ainda mais quando se trata de tecidos coloridos, pois quando a lavagem é intensificada em um local específico, a cor das peças pode ser retirada com a sujeira.

Pensando nisso, nós separamos 3 dicas simples e eficazes para que você aplique em seu dia a dia e dê um adeus definitivo às manchas dos tecidos, até aqueles coloridos.

Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final para se surpreender com a facilidade e praticidade de nossas dicas de como remover as manchas dos tecidos.

Como tirar manchas de tecido?

As manchas dos tecidos nem sempre são removidas com facilidade, aliás, na maioria das vezes, temos que gastar muito do nosso tempo, disposição e paciência, até que as peças fiquem limpinhas novamente.

A maioria das manchas se dá nos tecidos de cores mais claras, no entanto, são as manchas dos tecidos coloridos e escuros que nos dão mais trabalho na hora de removê-las, visto que corremos um sério risco de deixar as roupas desbotadas e com aparência de velhas.

Porém, existem alguns truques bem simples que podem ser usados no dia a dia para que esse problema de manchas nos tecidos seja eliminado de uma vez por todas em seu lar, e nós contaremos 3 desses truques para você, que realmente funcionam. Confira:

tirar manchas de tecido- Reprodução Canva
tirar manchas de tecido- Reprodução Canva

Sabão neutro e sol

O sabão neutro é um excelente amigo das donas de casa ou pessoas designadas a limpar e manter a ordem dos lares, como faxineiras e diaristas, visto que possui propriedades limpadoras muito eficientes, que conseguem penetrar as moléculas das sujeiras mais difíceis e quebrá-las, tornando sua remoção fácil e rápida.

Além disso, o sol também pode ajudar, pois quando a temperatura da água, do sabão e das próprias fibras dos tecidos fica mais elevada, a remoção da sujeira fica ainda mais fácil, e consequentemente, você não terá problemas com manchas nunca mais se utilizar essa técnica.

Para isso, basta que você molhe as peças e passe bastante sabão neutro em todas as manchas, até que elas fiquem bem espumadas. Em seguida, é só colocar todos os tecidos sobre sacos plásticos no sol e esperar.

Fique sempre de olho, especialmente quando se tratar de peças coloridas, para o sol em excesso não torne a coloração desbotada.

Depois que as manchas forem totalmente removidas, é só enxaguar as peças de tecido e colocar para secar como de costume.

Molho com água morna, álcool e sabão em pó

Outra maneira muito eficiente de remover as manchas dos tecidos é realizar molhos com água morna, sabão em pó e álcool.

Além de tirar todas as manchas e a sujeira, esse molho ainda proporciona um brilho a mais nos tecidos, tornando-os mais bonitos e limpos.

Para fazer esse molho, misture 200 ml de álcool e 50 gramas de sabão em pó para cada 5 litros de água morna.

Coloque os tecidos no molho e deixe agir por 2 horas. Então retire todas as peças do recipiente onde preparou o molho e esfregue as manchas delicadamente.

Em seguida, é só enxaguar e finalizar como você sempre faz.

Vinagre branco e bicarbonato de sódio

Esta ultima maneira simples e eficaz de remover as manchas dos tecidos, é fazer uma pasta de vinagre branco com bicarbonato de sódio.

A mistura entre esses dois ingredientes caseiros, gera uma reação química capaz de remover qualquer tipo de sujeira.

Para isso, coloque em um recipiente pequeno 3 colheres de chá de bicarbonato de sódio e 4 colheres de sopa de vinagre branco.

Misture bem e espere formar uma espuma. Então passe diretamente sobre as manchas dos tecidos úmidos e espere alguns minutos. Enxágue e, se necessário, repita essa operação.

Pode usar essa mistura tanto em tecidos brancos, como também em coloridos. No entanto, se você for utilizá-la em tecidos coloridos, deve tomar cuidado para não remover a coloração das peças.

 

Agora que você já sabe como tirar manchas de tecidos com 3 dicas, coloque em prática para não ter mais esse problema em sua casa!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.