Confira alguns possíveis temas de redação para Banco do Brasil

Saiba como se preparar para um eventual tema da redação deste concurso concorrido

O concurso do Banco do Brasil está prestes a acontecer. Então, uma das grandes preocupações que surge entre os candidatos é como se preparar para a redação.

As inscrições estão abertas e a prova está prevista para acontecer no dia 23 de abril de 2023. Aliás, vale dizer que é composta pela prova objetiva e a tão temida redação, lembrando também que ela é de caráter eliminatório.

Por isso, toda a atenção é válida para alcançar uma boa pontuação e garantir uma vaga para o tão sonhado cargo. Sendo assim, pensando nisso preparamos uma lista com possíveis temas de redação para Banco do Brasil.

Então, continue com a gente até o final. Assim, confira as dicas para se dar bem nessa etapa e conseguir um bom resultado em sua prova.

Saiba mais sobre o concurso Banco do Brasil 2023

O concurso Banco do Brasil está com o edital publicado desde o ano passado. Vale lembrar que disponibiliza cerca de 6 mil vagas para escriturário de nível médio. Assim, as inscrições podem ser feitas por meio do site da Fundação Cesgranrio até o dia 24 de fevereiro de 2023.

A taxa de inscrição é de R$50,00. Então, os candidatos serão avaliados por meio de duas etapas: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório e redação, de caráter eliminatório.

A remuneração inicial é de R$ 3.622,23 para as áreas Financeiras e Bancárias e Tecnologia da Informação. Vale lembrar também que não será terá a aplicação de prova de títulos, nem Teste de Aptidão Física (TAF).

Além das 4.000 vagas imediatas para o cargo de Agente de Tecnologia e Agente Comercial, ainda estarão disponíveis 2.000 vagas para formação de cadastro reserva.

Veja os temas de redação para Banco do Brasil cobrados em editais anteriores

Agora que você já conferiu todas as informações necessárias sobre o concurso do Banco do Brasil 2023, que tal começar a se preparar para realizar a redação? Então, confira agora a aplicação dos conteúdos em editais anteriores.

Em 2021, no edital é possível observar que o certame também ofertou vagas para Agente Comercial e Agente da Tecnologia. Dessa forma, os candidatos foram avaliados por prova objetiva na primeira etapa e redação na segunda fase. Assim, veja a seguir os temas cobrados:

Na época, para o cargo de Agente Comercial aplicaram 3 temas diferentes e isso causou muita polêmica. Mas, em nota na época, a Fundação Cesgranrio afirmou a aplicação de um conjunto de 3 provas para o cargo com 5 gabaritos para cada conjunto.

Desse modo, o tema das redações foram as seguintes:

  • “Diferentes interesses de empresas e clientes e os limites da privacidade digital”;
  • “A influência da satisfação no trabalho sobre o desempenho do funcionário”;
  • “O papel do cidadão no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável no Brasil”.

Confira o tema da redação para Agente da Tecnologia

Agora que você já conferiu os três temas cobrados na redação para o cargo de Agente Comercial e que causou confusão entre os candidatos, vamos conhecer o próximo título.

Para o cargo de Agente da Tecnologia foi aplicado apenas um conjunto com cinco gabaritos. Dessa forma, o tema foi o seguinte: “Efeitos negativos da pandemia no futuro da educação no Brasil “.

Com base nos temas em provas anteriores podemos ter um pouco mais de noção do que será apresentado nesse novo concurso do Banco do Brasil. Pensando nisso, separamos outros temas que podem cair no próximo concurso, confira a seguir.

Dicas de possíveis temas de redação para o concurso Banco do Brasil

Então, você já conferiu com a gente os temas dos editais anteriores para a redação do concurso do Banco do Brasil. Sendo assim, vamos prosseguir com dicas de possíveis temas que podem te ajudar a se preparar melhor para o certame.

Segundo a professora Danielle Gasparini, há cinco temas que podem ser abordados na redação do concurso do Banco do Brasil 2023, que são:

Desmonetização, sigilo de dados, tecnologia, inclusão financeira e exclusão digital. Por fim, diversidade e inclusão no ambiente laboral.

De acordo com esses possíveis temas de redação, você já pode começar a se inspirar para alcançar uma boa pontuação e garantir uma vaga entre os aprovados.

De qualquer forma, um conselho que damos aqui é se preparar para eventuais temas. Uma dica é ler jornais, sites que se relacionam ao Banco do Brasil, por exemplo.

Portanto, agora que você já conferiu alguns temas que podem cair no concurso do Banco do Brasil, é só começar a se preparar para alcançar um bom resultado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.