Confira a lista dos próximos feriados do final do ano

Já no meio do ano, é importante que os cidadãos estejam por dentro e programados para os feriados do último semestre. Se você é um trabalhador ou empreendedor, este artigo o será muito util.

Já no meio do ano, é importante que os cidadãos estejam por dentro e programados para os feriados do último semestre. Se você é um trabalhador ou empreendedor, este artigo o será muito util.

Próximos feriados nacionais

Confira os feriados deste último semestre:

FeriadosData dos feriadosDia da semanaFeriado ou Ponto Facultativo
Corpus Christi16 de junhoQuinta-feiraPonto Facultativo
Independência do Brasil7 de setembroQuarta-feiraFeriado Nacional
Dia de Nossa Senhora Aparecida12 de outubroQuarta-feiraFeriado Nacional
Finados2 de novembroQuarta-feiraFeriado Nacional
Proclamação da República15 de novembroTerça-feiraFeriado Nacional
Consciência Negra20 de novembroDomingoFeriado Regional
Véspera de Natal24 de dezembroSábadoPonto Facultativo
Natal25 de dezembroDomingoFeriado Nacional
Véspera de Ano Novo31 de dezembroSábadoPonto Facultativo

 

Atenção aos pontos facultativos

Dentre algumas datas mencionadas acima, como é o caso do feriado de Corpus Christi do próximo dia 16 de junho, é considerado ponto facultativo. Sendo assim, nem todas os estados ou municípios vão ter a data como feriado.

Outro exemplo é o feriado da Consciência Negra, que normalmente é regional. Ou seja, a data só é tida como feriado em alguns lugares do país, como nos 1.047 municípios específicos.

Vale ressaltar que nas datas de vésperas, que antecedem o Natal e o Ano Novo, embora sejam facultativas, costumam ter recessos.

Qual o próximo feriado que cairá no meio de semana?

Como mencionado, depois do feriado do dia 21 (Tiradentes), os cidadãos não contarão com folgas na semana por sete meses nos casos de datas comemorativas nacional. O próximo feriado que possibilitará mais dias de folga será no dia 15 de novembro (terça-feira), data em que se comemora a Proclamação da República.

Nestas situações, as empresas podem usar o dia 14 de novembro como ponto facultativo, e fazer uma ponte entre o final de semana até o dia da comemoração, possibilitando o feriado prolongado. Os órgãos públicos também podem aderir a sistemática.

Ponto facultativo

Pontos facultativos se referem as datas comemorativas ou que antecedem ou sucedem feriados nacionais, mas que oficialmente não determinam folgas. Nesses casos, ficam a critério das empresas conceder dias de folgas aos seus funcionários ou não.

Sem contar com o Carnaval, que é considerado como ponto facultativo, exceto no Rio de Janeiro, confira as datas disponíveis em 2022:

  • Corpus Christi (16 de junho); e
  • Dia do Servidor Público (28 de outubro).
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.