Receita abre NOVA consulta a lote residual da restituição. Veja como conferir

Contribuintes já podem consultar se poderão receber o novo lote residual da restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal abre nesta terça-feira (23) uma nova rodada de consulta ao lote residual da restituição do Imposto de Renda. De acordo com as informações do Fisco, qualquer contribuinte poderá realizar a consulta a partir das 10 horas da manhã, através do site oficial da Receita.

Nesta nova rodada serão contemplados 353.348 contribuintes de todas as regiões do país. Para tanto, a Receita Federal pretende liberar algo em torno de R$ 457 milhões para cidadãos prioritários e também os não prioritários.

No lote residual, são contemplados cidadãos que declararam o Imposto de Renda no ano passado, mas que acabaram caindo na malha fina, e por isso não conseguiram receber a restituição nas datas regulares do ano passado. Ao consertar os erros e sair da malha fina, estes contribuintes voltaram a ter o direito de receber a restituição.

Vale frisar também que a mesma lógica vale para as pessoas que caíram na malha fina em anos anteriores. Desde que eles tenham saído da malha fina, eles voltam a ter o direito de receber a restituição no lote residual.

Detalhamento dos pagamentos

De acordo com o Fisco, os pagamentos desta nova rodada do lote residual da restituição do Imposto de Renda serão feitos para os seguintes grupos:

  • 5.469 idosos acima de 80 anos,
  • 38.119 idosos entre 60 e 79 anos,
  • 4.816 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave,
  • 12.220 cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 222.250 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
  • 70.474 contribuintes não prioritários.

Consultando a restituição

Abaixo, você pode conferir o passo a passo para confirmar se você está entre os selecionados para receber a restituição neste lote residual. Note que a liberação da consulta será feita apenas a partir das 10h.

  • Passo 1 –  Acesse a página da Receita na internet;
  • Passo 2 – Clique em “Meu Imposto de Renda”;
  • Passo 3 – Clique em “Consultar a Restituição”
  • Passo 4 – Insira dados como CPF, data de nascimento e o ano de
  • Passo 5 – Confira se você está entre os selecionados ao recebimento da restituição neste mês de outubro.

“A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF”, diz o Fisco.

É importante lembrar que hoje será aberta apenas a consulta ao sistema da nova rodada da restituição. O pagamento, de fato, só vai acontecer na próxima semana.

Receita abre NOVA consulta a lote residual da restituição. Veja como conferir
Esta é a página da consulta, Imagem: Reprodução

Como é feito o pagamento da restituição?

O pagamento da restituição do Imposto de Renda é feito de maneira automática na mesma conta que foi indicada pelo contribuinte no momento da declaração do Imposto de Renda deste ano. Não é necessário, portanto, realizar nenhum tipo de solicitação para receber o saldo.

Quem optou por receber o dinheiro via Pix, vai ter o depósito na chave que foi informada também no momento da declaração. Se a chave ou a conta não estiverem mais ativas, o dinheiro da restituição será enviado ao Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão precisa entrar em contato com o BB para reaver a quantia.

A restituição do Imposto de Renda já foi paga para milhões de brasileiros nos últimos meses. Entretanto, algumas pessoas que realizaram a declaração no ano passado não conseguiram receber o saldo. A Receita explicou que as pessoas que caíram na chamada malha fina não puderam receber os saldos nestas datas regulares.

De todo modo, as pessoas que caíram na malha fina e que resolveram as suas pendências terão uma nova oportunidade agora. Em 2024, os lotes regulares da restituição começam a ser pagos no dia 31 de maio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.