Imposto de Renda: Receita abre consulta a novo lote da restituição

Contribuinte pode conferir a partir desta quinta-feira (21) se foi selecionado para novo lote da restituição do Imposto de Renda

Contribuintes de todas as regiões do país podem consultar a partir desta quinta-feira (21) se estão aptos ao recebimento de uma nova rodada da restituição do Imposto de Renda. Segundo a Receita Federal, a consulta estará aberta de maneira remota a partir das 10h no site oficial do Fisco.

Ao todo, estima-se que pouco mais de 205 mil pessoas de todas as regiões do país sejam contempladas com o novo saldo. Para garantir este montante, a Receita pretende liberar nada menos do que R$ 329 milhões.

Esta rodada de pagamentos tem relação com a declaração do Imposto de Renda nos anos anteriores. São pessoas que caíram na malha fina, mas que conseguiram regularizar as suas situações junto ao Fisco.

Abaixo, você pode conferir a lista de pessoas que poderão ser atendidas nesta nova rodada da restituição do Imposto de Renda. Confira:

  • 4.201 beneficiados têm 80 anos ou mais
  • 28.541 estão entre 60 e 79 anos
  • 3.404 são deficientes ou portadores de alguma doença grave
  • 6.910 tem o magistério como maior fonte de renda
  • 106.906 optaram por usar a declaração pré-preenchida ou pedir a restituição via Pix
  • 56.778 contribuintes não se enquadram em nenhuma das condições acima.

Consultando a restituição

Abaixo, você pode conferir o passo a passo para confirmar se você está entre os selecionados para receber a restituição neste lote residual. Note que a liberação da consulta será feita apenas a partir das 10h.

  • Passo 1 –  Acesse a página da Receita na internet;
  • Passo 2 – Clique em “Meu Imposto de Renda”;
  • Passo 3 – Clique em “Consultar a Restituição”
  • Passo 4 – Insira dados como CPF, data de nascimento e o ano de
  • Passo 5 – Confira se você está entre os selecionados ao recebimento da restituição neste mês de outubro.

“A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF”, diz o Fisco.

É importante lembrar que hoje será aberta apenas a consulta ao sistema da nova rodada da restituição. O pagamento, de fato, só vai acontecer na próxima quinta-feira (28), véspera do feriado da Paixão de Cristo.

Imposto de Renda: Receita abre consulta a novo lote da restituição
Para consultar restituição, será preciso inserir alguns dados. Imagem: Reprodução

Como é feito o pagamento da restituição?

O pagamento da restituição do Imposto de Renda é feito de maneira automática na mesma conta que foi indicada pelo contribuinte no momento da declaração do Imposto de Renda deste ano. Não é necessário, portanto, realizar nenhum tipo de solicitação para receber o saldo.

Quem optou por receber o dinheiro via Pix, vai ter o depósito na chave que foi informada também no momento da declaração. Se a chave ou a conta não estiverem mais ativas, o dinheiro da restituição será enviado ao Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão precisa entrar em contato com o BB para reaver a quantia.

A restituição do Imposto de Renda já foi paga para milhões de brasileiros nos últimos meses. Entretanto, algumas pessoas que realizaram a declaração no ano passado não conseguiram receber o saldo. A Receita explicou que as pessoas que caíram na chamada malha fina não puderam receber os saldos nestas datas regulares.

De todo modo, as pessoas que caíram na malha fina e que resolveram as suas pendências terão uma nova oportunidade agora. A Receita Federal vem indicando que se trata de uma espécie de lote residual, que deverá ser pago em breve.

A malha fina

O contribuinte que caiu na malha fina deve acessar a plataforma para acompanhar se a sua declaração foi processada ou retida em malha. Para saber sobre o status do documento, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o e-CAC;
  • Selecione a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
  • Depois clique na aba “Processamento”;
  • Escolha o item “Pendências de Malha”;
  • Lá você pode ver se sua declaração está em malha e também verificar qual é o motivo pelo qual ela foi retida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.