Concurso Polícia DF: governo anuncia reajuste para a categoria

Veja mais esclarecimentos

Os novos aprovados do concurso Polícia DF ( Distrito Federal) já serão admitidos com novos salários. O governo do estado anunciou reajustes na última terça-feira, 28 de fevereiro.

O acréscimo será de 18%. De acordo com a Secretaria de Planejamento (Seplad DF), os recursos para conceder o reajuste às polícias são originados do Fundo Constitucional do ente.

Diante da decisão, as categorias que serão inclusas nos novos salários são: Policiais da Polícia Civil (PC DF) e os militares da Polícia Militar (PMDF) e Bombeiros Militar. A nova tabela com a nova remuneração deve ser anunciada em breve.

Concurso Polícia DF – Civil

O concurso PC DF ( Polícia Civil do Distrito Federal) está suspenso e há uma grande expectativa para retomada da seleção. O delegado-geral da instituição deu novas informações sobre o cronograma estabelecido.

Na sexta-feira, 24 de fevereiro, o delegado-geral da PCDF, Robson Candido esclareceu algumas informações durante conversa com grupo de aprovados.

O atraso deve ser de dois meses. Diante disso, o Curso de Formação para os Escrivães passará de abril para junho e, para os Agentes, passará de maio para julho.

Mediante situação, os dois editais deverão sofrer ter cronogramas diferentes. O delegado-geral falou sobre a convocação dos aprovados. Sobre o orçamento, Robson disse que existe orçamento para que sejam convocados 600 Agentes e 300 Escrivães neste ano de 2023.

O novo cronograma deve ser anunciado a qualquer momento, pelo portal Cebraspe, banca organizadora. É importante destacar que os editais para Agente e Escrivão foram suspensos pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) devido a possíveis irregularidades na desclassificação de candidatos inscritos nas vagas PCD após os procedimentos da avaliação biopsicossocial.

Suspensão do certame

A decisão se tornou pública na terça-feira, 14 de fevereiro. O documento foi publicado por meio do Diário Oficial do Estado. A decisão foi estabelecida em virtude do cumprimento da Decisão nº 5184/2022, proferida nos autos do Processo nº 00600-00009569/2022-86-e.

Com isso, os grupos que foram desclassificados na avaliação médica deverão ser reintegrados. Entre eles, estão os candidatos com deficiência, habilitados na avaliação biopsicossocial. A decisão foi anunciada no final do ano passado, em dezembro de 2022.

Mediante a situação, os prazos referentes ao curso de formação devem sofrer alteração. Levando em conta as últimas datas, o período da primeira e segunda convocação eram 13 a 14 de março e 23 e 24 de março, respectivamente.

Contudo, a realização do CFP do cargo de Agente do concurso PCDF estava prevista para os dias 2 de maio a 16 de junho.

Vagas para agente concurso PC DF

Ao todo seriam 1.800 vagas entre imediatas e formação de cadastro reserva. Entre as atribuições do cargo estão:

  • Realizar atividade de nível superior, envolvendo investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais;
  • Coordenar ou executar operações de natureza policial ou de interesse de segurança pública;
  • Executar intimações, notificações ou quaisquer outras atividades julgadas necessárias ao esclarecimento de atos ou fatos sob investigações;
  • Dirigir veículos automotores em serviços, ações e operações policiais;
  • Executar demais serviços de apoio à autoridade policial, além de outras atribuições inerentes ao cargo.

Concorrência

Mais de 88 mil candidatos foram inscritos no concurso de Agente da Polícia Civil do Distrito Federal. Confira abaixo a relação de candidatos por vaga:

Vagas Inscritos total Vagas total Candidatos por vaga
Total (ampla concorrência) 88.894 600 148,15
Vagas PcD 868 30 28,93
Vagas cotistas 15.526 120 129,38

Sobre as etapas do concurso PC DF

O concurso para área é composta de duas etapas. A fase inicial será dividida entre seis etapas, sendo elas:

  1. Prova Objetiva (eliminatório e classificatório);
  2. Prova Discursiva (eliminatório e classificatório);
  3. Exames Biométricos e Avaliação Médica (eliminatório);
  4. Prova de Capacidade Física (eliminatório);
  5. Avaliação Psicológica (eliminatório);
  6. Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social (eliminatório).

Já a segunda etapa foi composta pelo Curso de Formação Profissional, de caráter eliminatório e classificatório.

A Prova Objetiva foi do tipo “certo” ou “errado” e ao todo terão 120 questões com duração de 4 horas e 30 minutos, aplicada no turno da tarde.

  • Conhecimentos básicos: 50 itens;
  • Conhecimentos específicos: 70 itens.

Contudo, a prova discursiva valeu 30,00 pontos e consistiu da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas de atualidades. Por sua vez, o teste de aptidão física cobra os seguintes exercícios:

  • Teste Dinâmico de Barra (candidatos do sexo masculino);
  • Teste Estático de Barra (candidatas do sexo feminino);
  • Teste de Flexão Abdominal;
  • Teste de Meio-Sugado;
  • Teste de Corrida de 12 minutos.

Vale lembrar que o último edital foi liberado em 2013 e ofertou um total de 300 vagas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.