Concurso PM RJ 2022: Edital para Soldados deve sair até agosto

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro vai abrir um novo edital de concurso com vagas para Soldados

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM RJ 2022) para Soldados. O comando da corporação confirmou que o certame deve ser divulgado até agosto. A informação foi passada ao site Folha Dirigida, na última terça-feira (29).

O planejamento da PM-RJ é, ainda, aplicar as provas após eleições de outubro. O curso de formação deve ser iniciado em 2023.

Após autorização do concurso, o próximo passo agora será a escolha de uma empresa para organizar o edital.

A expectativa é que a corporação entre em contato com instituições aptas a organizar o novo concurso da PM-RJ para Soldados. As bancas irão analisar o contexto e propor um preço para ficar à frente da logística da seleção. A expectativa é que a empresa seja escolhida por meio de dispensa de licitação.

O Governador do Estado, Cláudio Castro, anunciou a abertura do novo concurso PM-RJ no dia 10 de março.

De acordo com informações do chefe do executivo estadual, um novo concurso da PM-RJ será aberto com 2 mil vagas, distribuídas entre homens e mulheres. As provas serão aplicadas ainda em 2022 e o ingresso dos aprovados está previsto para 2023.

“Desde o ano de 2014, o governo do Estado não abre vaga para concurso de soldado da Polícia Militar. E agora estamos abrindo o concurso para o ano de 2022 ainda. São 2 mil vagas para praças (soldados). É a gente demonstrando que o governo do Estado volta a ter capacidade de investimento na Polícia Militar, na Polícia Civil. Ou seja, na Segurança Pública”, disse o governador em vídeo publicado nas redes sociais .

Além disso, o governador alertou os candidatos: “fique ligado que já já a gente abre o edital”. Sendo assim, a expectativa é que o certame não demore de ser lançado.

Segundo informações da corporação, detalhes ainda precisam ser finalizados para publicação do edital, como, por exemplo, a contratação de uma banca organizadora, cronograma, distribuição das vagas entre cada sexo, entre outros detalhes.

O Concurso PM RJ

Para concorrer a uma das vagas no cargo de Soldado Concurso PM RJ 2022, o candidato deverá ter idade compreendida de 18 (dezoito) anos na data de matrícula e 32 (trinta e dois) anos até a data limite do período de inscrição; ter concluído o Ensino Médio ou estar concluindo, de forma que esteja concluso até a data prevista em edital para a fase de Pesquisa Social; carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior; e para candidatos do sexo masculino, ter altura mínima de 1,65m; e para candidatos do sexo feminino, ter altura mínima de 1,60m.

O salário líquido dos aprovados é de R$4.102,02.

Lembrando que no dia 11 de janeiro, foi publicada a Lei nº 9.546, em que o governo do Rio de Janeiro aumenta a idade máxima de ingresso PM-RJ para 32 anos. Anteriormente, o limite era de 30 anos.

Último concurso da PM-RJ foi divulgado com 6 mil vagas

O último concurso da Polícia Militar-RJ foi divulgado em 2014, quando contou com nada menos que 6 mil vagas para Soldado, sendo 5.400 para os homens e 600 para as mulheres. A Exatus Promotores de Eventos e Consultoria coordenou o certame.

O concurso da PM-RJ foi composto por Exame Intelectual, mediante a aplicação de prova objetiva e Redação, de caráter eliminatório e classificatório, de responsabilidade da organizadora; Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, de responsabilidade da organizadora; Exame Antropométrico de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMERJ; Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMERJ; Exame Toxicológico, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMERJ; Exames Médicos, de caráter eliminatório, de responsabilidade da organizadora; e Investigação Social e Documental, de caráter eliminatório, de responsabilidade da PMERJ.

As provas objetivas foram aplicadas em Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Teresópolis e Volta Redonda.

Prova Objetiva

A prova objetiva contou com questões de Língua Portuguesa (10), Sociologia (05), Geografia (05), História (05), Legislação de Trânsito (05), Informática (05) e Direitos Humanos (05). A Prova Objetiva de Múltipla Escolha foi  composta de 40 (quarenta) questões distribuídas pelas disciplinas, sendo que cada questão contou com  (quatro) alternativas com letras de A à D e com uma única resposta correta, totalizando um máximo de 40 (quarenta) pontos.

Foi  reprovado na Prova Objetiva de Múltipla Escolha e, consequentemente, eliminado do  concurso o candidato que não fez o mínimo de 40% (quarenta por cento) do total de pontos atribuídos nas disciplinas de: Sociologia, Geografia, História, Legislação de Trânsito, Informática e Direitos Humanos e o mínimo de 50% (cinquenta por cento) da disciplina de Língua Portuguesa, bem como obteve nota ZERO em qualquer disciplina.

Conteúdo Programático

Língua Portuguesa: interpretação e compreensão de textos; construção de sentido e efeitos de sentido (semântica); denotação (sentido literal) e conotação (sentido figurado); relações lexicais; intertextualidade; gêneros textuais; tipologia textual; linguagem verbal e não verbal; funções da linguagem; variedades linguísticas; tipos de discurso; acentuação gráfica; ortografia; classe de palavras (substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição); estrutura e formação de palavras; sintaxe (frase, oração, período; termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal (crase); colocação pronominal; coesão; coerência; pontuação.

Geografia: Tema principal: Características Gerais do Estado do Rio de Janeiro – reconhecer as relações entre sociedade e o ambiente natural no Estado do Rio de Janeiro, destacando os impactos ambientais produzidos e as influências dos elementos naturais na sociedade fluminense. – identificar as principais regiões do Estado e suas características gerais. – apresentar noções básicas sobre a geografia do Município do Rio de Janeiro. – reconhecer aspectos gerais do processo de favelização e suas características atuais. – identificar em textos e gráficos situações problema típicas da sociedade fluminense e reconhecer formas de reduzir os problemas gerados em tais situações. – apresentar noções de localização espacial dentro do Estado do Rio de Janeiro a partir da utilização de mapas.

História: 1. A expansão Ultramarina Portuguesa dos séculos XV e XVI. 2. O sistema colonial português na América – Estrutura político-administrativa, estrutura socioeconômica, a escravidão (as formas de dominação econômico-sociais); as formas de atuação do Estado Português na Colônia; a ação da Igreja, as invasões estrangeiras, expansão territorial, interiorização e formação das fronteiras, as reformas pombalinas, rebeliões coloniais. Movimentos e tentativas emancipacionistas. 3. O período joanino e o processo de independência – A presença britânica no Brasil, a transferência da Corte, os tratados, as principais medidas de D. João VI no Brasil, política joanina, os partidos políticos, revoltas, conspirações e revoluções, emancipação e conflitos sociais, o processo de independência do Brasil. 4. Brasil Imperial – O Primeiro Reinado, o Período Regencial e o Segundo Reinado: aspectos, políticos, administrativos, militares, culturais, econômicos, sociais, territoriais, a política Página 48 de 49 externa, a questão abolicionista, o processo de modernização, a crise da monarquia e a proclamação da república.

Sociologia: Relações entre indivíduo e sociedade, distinção do espaço público e privado, o Estado e os direitos humanos, cidadania e diversidade.

Noções sobre Direitos Humanos: Direitos e Deveres Individuais e coletivos. Considerações sobre a polícia e os Direitos Humanos.

Legislação Brasileira de Trânsito: Penalidades aplicadas às infrações de trânsito. Medidas administrativas a serem adotadas pela autoridade de trânsito e seus agentes.

Informática: Aplicativos para processamento de texto, planilhas eletrônicas e apresentações: conceitos e modos de utilização; conceitos básicos e modos de emprego de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à rede de computadores, internet e intranet.

Informações do concurso
  • Concurso: Concurso PM RJ 2022
  • Banca organizadora: a definir
  • Escolaridade: médio
  • Número de vagas: previsão de 2 mil vagas
  • Remuneração:R$4.102,02
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: PREVISTO
  • Link do último edital
5/5 - (3 votes)
20 Comentários
  1. Maiara Diz

    Alguém pode deixar o link para eu conseguir fazer minha inscrição?

  2. Harlanza Diz

    Gostaria de saber quando que vai sair esse edital? Se tem previsão para esse mês de Fevereiro.
    Acredito que só falta sair o da Polícia Militar, já que o da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiro já saiu.

  3. Felipe Diz

    Poderia esse concurso ser idade máxima de 35, muitos estão se preparando desde o ano passado e até agora nada.
    Seria muito justo por idade máxima 35, pois muitos tem disposição e gás para esse concurso.
    Nada mais justo que por a idade máxima 35 nesse!

  4. Diniz Diz

    Pessoal não espere sair o edital para começar a estudar lembre-se, concurso é uma maratona e não uma corrida de 100 metros rasos. Boa Sorte

  5. João Henrique Brizo de oliveira Diz

    No ano de 2020,a idade seria até 35,no máximo, e aí como será isso, existem pessoas com 34, e irá fazer 35, esse ano, lembrando que iria sair o concurso ano passado, por causa da pandemia não saiu,e aí, como ficará essa situação, estou me preparando desde o início de 2020 e tenho 34 de idade, vou fazer 35,este ano no mês de fevereiro, como será???

    1. Diniz Diz

      Não existe direito adquirido nessa situação, só expectativa de direito, logo não há lei nenhuma que obrigue alterar a idade mínima para realização da prova vale o que constar no edital.

  6. Marcos Aurélio Soares barreira Diz

    Se alguém criar um grupo aí para trata das relações do concurso da PMRJ mi adicione por gentileza…

  7. Tiago Romão Duarte da Silva Diz

    Eu tenho 34 anos e queria saber se a idade ainda continua até 35 anos pela nova lei

  8. David Diz

    Saia na frente e prepare-se

  9. Wagner Souza dos santos Diz

    Quando vai sair a prova ?
    Eu tenho 35 anos e fasso aniversário e março fazer 36
    Porque mínimo e até 35 anos pra vê se dar pra mim fazer a prova !

    1. Diniz Diz

      Pelo que pesquisei, somente meados do ano de 2021. e a idade mínima deverá vir descrita no edital
      ficará a cargo da instituição.. devidamente justificado pelo desempenho da função ..

      1. Matheus Guerra Diz

        Quais foram as suas fontes de pesquisa? gostaria de saber também, pois aguardo ansiosamente por esse edital.

  10. wallace Diz

    Covardia ficar iludindo os outros com estas matérias, Rio de Janeiro afundado, governador bloqueando milhares de vagas em serviços essências e vem esses artigos falando em 2 mil vagas pra 2020 parece ser piada.

  11. Pedro Oliveira Diz

    Boa noite!
    Gostaria de saber quando sai a inscrição para o concurso e queria sabe se a idade e 35 anos mesmo?

  12. Jairo Diz

    Boa tarde!! Alguem ai tem grupos de zap pra falamos em relação ao concurso pmrj.

    1. DANDARA ROSA Diz

      oi ,você conseguil um grupo?

  13. Wender meides Diz

    Bom dia uma pergunta continua a idade de 35 anos ainda ou abaixou pra 30 anos .

    1. Diniz Diz

      Vira descrito no edital do concurso. O edital é apenas a transcrição da lei que deverá ser editada com todas as regras sobre o concurso porém a idade minima pode variar a cargo da instituição em relação ao desempenho da funçao plenamento justificado, Já existe jurisprudência nesse sentido…

  14. Jeison Diz

    Tem que esperar.o edital

  15. Thainá Diz

    Qual é o dia da inscrição para polícia militar?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.