Concurso Penal: vai sair edital no RN?

Confira

Possibilidade de mais de 500 vagas

Com chances de mais de 500 vagas, mais um concurso penal é esperado pelos concurseiros. Desta vez, o edital é no RN- Rio Grande do Norte.

Veja.

Concurso penal RN

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP RN) divulgou novas informações sobre o aguardado concurso Polícia Penal RN por meio de suas redes sociais. O novo edital está na iminência de ser publicado, porém, está condicionado à aprovação de um projeto de lei que visa aumentar o efetivo da Polícia Penal no Rio Grande do Norte.

Atualmente, o processo está em andamento nos órgãos de controle do estado e prevê a criação de 556 novas vagas para a Polícia Penal. Após a posse de 20 novos policiais penais, o projeto de lei visa atender à crescente demanda por segurança e controle nos estabelecimentos penitenciários do estado.

Em um ofício enviado à Promotoria de Justiça de Natal, o secretário de Administração Penitenciária, Helton Xavier da Silva, destacou a urgência e a importância de realizar um novo concurso público para fortalecer os quadros da Polícia Penal e garantir a eficiência na execução das atividades relacionadas à segurança prisional.

Diante dessas informações, os concurseiros interessados em ingressar na Polícia Penal RN devem ficar atentos às atualizações sobre o projeto de lei e à possível publicação do edital do concurso

Último Concurso Penal RN (2017)

Em 2017, o último concurso para a Polícia Penal RN foi realizado sob a organização da banca Idecan, oferecendo 571 vagas para o cargo de Agente Penitenciário – Nível I. Esta oportunidade representou um marco importante para os candidatos que aspiravam ingressar na carreira de segurança pública no Rio Grande do Norte.

O cargo de Agente Penitenciário – Nível I exigia formação de nível médio e oferecia, na época, um salário inicial de R$ 3.153,74, proporcionando uma remuneração atrativa para os aprovados.

Concurso Penal: vai sair edital no RN?
Concurso Penal: vai sair edital no RN? Imagem: Reprodução

Fases concurso penal

O processo seletivo foi composto por diversas etapas, projetadas para avaliar de forma abrangente as habilidades e aptidões dos candidatos:

a) Prova Escrita Objetiva de Múltipla Escolha: Esta etapa, de caráter classificatório e eliminatório, testou o conhecimento dos candidatos em áreas como Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos relacionados à função de Agente Penitenciário.

b) Teste de Aptidão Física: Uma fase eliminatória que avaliou a capacidade física dos candidatos por meio de testes de resistência e habilidades físicas específicas.

c) Avaliação de Aptidão Psicológica Vocacionada: Uma etapa eliminatória destinada a avaliar aspectos psicológicos e emocionais dos candidatos, garantindo sua adequação ao cargo e às responsabilidades associadas.

d) Exame Toxicológico: Uma etapa eliminatória que visou garantir que os candidatos estivessem livres do uso de substâncias ilícitas.

e) Investigação Social do Candidato: Uma etapa eliminatória destinada a verificar a idoneidade moral e conduta dos candidatos, garantindo a integridade e confiabilidade dos futuros Agentes Penitenciários.

f) Curso de Formação de Agente Penitenciário: Esta etapa, de caráter eliminatório e classificatório, proporcionou aos candidatos aprovados o conhecimento prático e teórico necessário para o exercício eficaz das funções de Agente Penitenciário.

Veja mais sobre o concurso penal.

Sobre o cargo

O cargo de Agente Penitenciário – Nível I, também conhecido como Polícia Penal, desempenha um papel fundamental no sistema prisional, sendo responsável pela segurança, disciplina e custódia dos detentos nos estabelecimentos penitenciários. Esses profissionais atuam na garantia da ordem e na prevenção de fugas, rebeliões e incidentes dentro das unidades prisionais.

As atribuições do cargo abrangem uma variedade de atividades, incluindo a realização de rondas, inspeções, revistas em celas e pessoas, controle de acesso, escolta de presos, entre outras tarefas relacionadas à segurança e manutenção da ordem no ambiente carcerário.

Para desempenhar suas funções de forma eficaz, é essencial que os agentes penitenciários possuam características como disciplina, controle emocional, capacidade de tomar decisões rápidas e habilidades de comunicação e negociação. Além disso, é fundamental ter conhecimento das leis e regulamentos que regem o sistema prisional.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.