Concurso Guarda: inscrições abertas para 100 vagas de nível médio

Veja!

Há também oferta de cadastro reserva

Se você quer fazer concurso Guarda, viemos lembrar que as inscrições estão abertas para 100 vagas mais cadastro reserva.

Saiba tudo aqui.

Concurso Guarda e vagas

O edital para o cargo de Guarda Municipal em Vitória (ES) oferece 100 vagas de nível médio, com salários iniciais de até R$ 3.967,40. As vagas são distribuídas da seguinte forma:

  • Ampla Concorrência: 65 vagas
  • Pessoas com Deficiências: 5 vagas
  • Negros e Indígenas: 30 vagas

Os requisitos para concorrer ao cargo são:

  • Nível médio de escolaridade
  • CNH categoria mínima “A” e “B”
  • Altura mínima de 1,60 metros para mulheres e 1,65 metros para homens

Os candidatos devem observar atentamente esses requisitos para garantir sua elegibilidade no processo seletivo.

Sobre as fases do concurso Guarda

concurso para a Guarda Municipal de Vitória, no Espírito Santo, está estruturado em diversas etapas para garantir a seleção dos candidatos mais capacitados.

Na primeira fase, os concorrentes enfrentarão a prova objetiva, seguida pelo teste de aptidão física, investigação social e comportamental, avaliação psicotécnica, exame médico e, para os candidatos com deficiência, a perícia médica.

Além disso, haverá a heteroidentificação para os concorrentes autodeclarados negros e indígenas.

Na segunda fase, os aprovados participarão de um curso de formação.

Demais etapas

A prova objetiva do concurso para a Guarda Municipal de Vitória está agendada para o dia 14 de julho de 2023, na cidade capixaba de Vitória.

Esta etapa será composta por 60 questões distribuídas em diferentes áreas de conhecimento. Os candidatos serão testados em Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Noções de Informática, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal e Legislação.

TAF

Após a prova objetiva, os aprovados serão submetidos ao teste de aptidão física.

Este teste do concurso Guarda será realizado para uma quantidade específica de candidatos, dependendo da categoria de concorrência. Para a Ampla Concorrência, estão previstos 260 candidatos; para PcD, 20 candidatos; e para Negros/Indígenas, 120 candidatos.

Os testes de aptidão física incluirão exercícios como flexão em barra fixa, flexão abdominal, corrida de 12 minutos e corrida de 50 metros.

Essas etapas visam avaliar a capacidade física dos candidatos, garantindo que os selecionados estejam preparados para as exigências do cargo de Guarda Municipal.

Concurso Guarda: inscrições abertas para 100 vagas de nível médio
Concurso Guarda: inscrições abertas para 100 vagas de nível médio. Imagem: Reprodução

Como se inscrever no concurso Guarda

Os interessados poderão se inscrever a partir das 16h do dia 15 de abril até às 16h do dia 20 de maio no portal da banca FGV.

A taxa é R$ 90.

Requisitos

Para se candidatar ao cargo de Guarda Municipal, é necessário preencher os seguintes requisitos:

I – Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a);

II – Possuir ensino médio completo, comprovado por diploma, certificado ou declaração reconhecida legalmente;

III – Ter Carteira Nacional de Habilitação nas categorias mínimas “A” e “B”;

IV – Ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos no ato da posse;

V – Possuir altura mínima de 1,60 metro para mulheres e 1,65 metro para homens;

VI – Não possuir antecedentes criminais, comprovado por certidões negativas emitidas pela Justiça Federal, Estadual, Eleitoral e Militar;

VII – Apresentar aptidão física e psicotécnica plenas;

VIII – Estar em dia com as obrigações eleitorais, apresentando certidão de quitação eleitoral emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral;

IX – Estar em dia com as obrigações militares (para homens), apresentando certificado de reservista ou dispensa de incorporação, e não ter sido afastado do serviço militar por motivos disciplinares ou incapacidade física ou mental definitiva;

X – Ser aprovado em exame toxicológico/antidoping, realizado de forma confidencial, com detecção ampla.

Funções

O cargo de Guarda Municipal desempenha diversas funções essenciais para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade em nível municipal. Algumas das principais funções incluem:

  • Patrulhamento preventivo: Realizar rondas periódicas em áreas públicas, como parques, praças, escolas e ruas, com o objetivo de prevenir ocorrências de crimes e garantir a ordem pública.
  • Fiscalização e controle do trânsito: Orientar o fluxo de veículos e pedestres, aplicar multas por infrações de trânsito, e contribuir para a segurança viária em vias públicas.
  • Atendimento a ocorrências: Prestar auxílio em situações de emergência, como acidentes de trânsito, incêndios, crimes ou outras situações que requeiram intervenção policial imediata.
  • Proteção do patrimônio público: Zelar pela integridade de prédios e equipamentos públicos, evitando vandalismo, depredação e uso indevido desses espaços.
  • Apoio à comunidade: Estabelecer contato próximo com moradores e comerciantes locais, oferecendo suporte em questões de segurança, orientações e apoio em eventos comunitários.
  • Mediação de conflitos: Intervir em situações de conflito, atuando como mediador para resolver disputas de forma pacífica e evitar escaladas de violência.
  • Colaboração com outras forças de segurança: Trabalhar em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil e outros órgãos de segurança pública para fortalecer a proteção da comunidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.