Concurso ICMBio: 887 vagas para novo edital; saiba mais!

Não deixe de conferir

O concurso ICMBio ( Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) pode ter em seu novo edital, ao todo, 887 vagas.

A solicitação se deu por meio de ofício que foi encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente. A petição foi realizada pelo presidente substituto do órgão, Marcelo Marcelino de Oliveira.

Vagas concurso ICMBio

Como mencionado, a solicitação foi de 887 vagas divididas entre estes cargos:

  • Analista Ambiental: 503 vagas; e
  • Analista Administrativo: 384 vagas.

A principal intenção do documento é permitir o provimento das vagas indicadas em todos os estados do país, com expectativa de ingresso dos aprovados no concurso ICMBio já no segundo semestre de 2024, próximo ano.

Além do pedido de vagas, o presidente ainda apresentou o intuito de transformação de 589 cargos vagos de Técnico em 270 cargos de Analista. Segundo Marcelo, esta mudança não deve provocar gastos extras nos cofres públicos.

Novidades sobre o ICMBio

ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), fez um novo anúncio no Diário Oficial da quinta-feira, 13 de abril.

O órgão vai realizar novos processos seletivos para brigadistas ainda este ano. O documento publicado destacou que os editais por regiões serão disponibilizados no site do ICMBio.

A contratação será por tempo limitado e os detalhes sobre vagas, cargos e inscrições variam a depender da localidade. Todos os critérios serão divulgados nos editais.

Vale lembrar que os processos seletivos para brigadistas do ICMBio ocorrem em duas fases. A primeira é a pré-seleção, de caráter eliminatório e classificatório, que consiste nos testes de aptidão física e de habilidade e uso de ferramentas agrícolas.

A segunda etapa do certame do ICMBio tem a ver com avaliação curricular. Neste caso, os candidatos precisam seguir os critérios estabelecidos no edital e apresentar experiência, capacitação e titulação compatível com o cargo.

O cargo de Agente Temporário Ambiental – Área Temática Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios costuma ter como requisito o ensino fundamental completo ou incompleto.

É bom pontuar que as vagas serão abertas em todo país para auxiliar no combate e prevenção de incêndios. As seleções são realizadas anualmente pelo ICMBio.

Concurso ICMBio para efetivos autorizado

Os concursos Ibama e ICMBio (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), estão inseridos na lista de pacotes dos editais autorizados pelo Governo Federal.

Os esclarecimentos são da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Além do aval para realização de novos certames para os órgãos, o governo ainda confirmou a convocação de excedentes, fruto dos concursos de 2021.

Já conseguimos junto ao Ministério da Gestão o concurso para o Ibama, para o ICMBio e para o Ministério do Meio Ambiente. E vamos emergencialmente convocar aqueles que fizeram concurso público e estavam na reserva, de forma emergencial. Isso é um grande reforço para essa área que foi completamente exaurida”, pontuou a Ministra em entrevista à CNN.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, também vai receber um novo edital. Apesar de ainda não ter sido pontuado o total de vagas ou os cargos ofertados, espera-se que maiores detalhes sejam dados por meio do Diário Oficial, juntamente com as demais autorizações, assim como os concursos Ibama e ICMBio .

Na comemoração de 100 dias de governo, que aconteceu no dia 10 de abril, o atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre outros pontos, reiterou sobre a necessidade de novos certames e composição do quadro de profissionais nas áreas do Meio Ambiente, não deixando de pontuar o desafio de “montar o que foi desmontado“.

Lula enfatizou que a principal intenção é: “voltar a ter um padrão de fiscalização que tínhamos há dez anos”. Os esforços para realizar novos certames para área é visível, inclusive, na última semana, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, responsável por autorizar os concursos federais, teve uma reunião com a ministra Marina Silva.

Há uma grande expectativa para autorização dos próximos editais que farão parte do conjunto de blocos de certames autorizados pelo governo. É importante pontuar que o Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação (MTCI), já recebeu o aval para abrir 814 vagas de analista, tecnologista e pesquisador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.