Concurso IBGE: confira quais serão as bancas para quase 8 mil vagas

Não deixe de conferir

Nesta terça-feira, 13 de junho, foi publicado no Diário Oficial da União, as bancas para o concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para temporários.

As empresas contratadas foram Selecon e IBFC. Ao todo serão 7.873 vagas temporárias para as seguintes funções:

  • Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM): 6.742 vagas;
  • Supervisor de Coleta e Qualidade: 806 vagas;
  • Agente de Pesquisa por Telefone: 276 vagas; e
  • Supervisor de Pesquisas por Telefone: 49 vagas.

É fundamental esclarecer que a Selecon também será a banca concurso IBGE para temporários na função de Agente Censitário de Mapeamento. Para este concurso, por exemplo, serão oferecidas 148 oportunidades. O edital de Agente Censitário de Mapeamento está iminente.

Concurso IBGE para efetivos

O órgão segue na espera da realização de um novo edital para efetivos. Sobre o assunto foi confirmado o pedido de 3.044 vagas nos seguintes cargos:

  • Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas – 588
  • Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas – 597
  • Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas – 11
  • Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas – 1.848

Ministra reconhece o déficit

ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, reconheceu o déficit de servidores no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com isso, o concurso IBGE pode sair do papel nos próximos dias.

Com o atual governo, a titular da pasta se torna responsável pela autorização e realização dos certames. Esther esclarece que por mais que ainda não seja possível a listagem dos editais que serão autorizados para 2023, reconhece que há áreas que precisam com urgência de novas contratações, inclusive, situações em que 30% da folha já está apta à aposentadoria.

Novo concurso IBGE

“Estamos muito focados no reajuste. Não tem como precisar quais seriam os concursos (mais urgentes), em quais áreas. Desde que eu estava aqui (no governo Dilma Rousseff), eu já acompanhava áreas que tinham muita gente em abono de permanência, com risco de aposentadoria, e a reforma da Previdência em 2019 acelerou. Áreas que já estavam com risco muito grande, com 30% da folha podiam se aposentar. IBGE e Banco Central, mas tem outras também“, relatou a ministra.

Em destaque ao IBGE, Esther concordou sobre a necessidade de efetivos, entre os principais problemas citados pelo órgão, está o adiamento do Censo 2022. O procedimento já deveria ter sido concluído, contudo, o prazo previsto para ser finalizado é em abril deste ano.

Entre as principais dificuldades encontradas estão a falta de permanência dos contratos temporários que aconteceram ao longo do Censo, sendo assim, levantou-se a necessidade de realizar inúmeros processos seletivos a fim de concluir a demanda exigida. Nosso maior desafio foi contratar recenseadores, planejamos contratar 180 mil e o máximo a que chegamos foi 120 mil. Também tivemos problemas no pagamento dos recenseadores por não termos testado o sistema antes, afirmou Cimar Azevedo, diretor de pesquisas.

O que estudar para Analista do concurso IBGE?

O último edital foi anunciado em 2016 e teve a FGV como banca organizadora. Ao todo foram 70 questões sobre conhecimentos gerais e específicos.

Foi aprovado no concurso IBGE quem:

  • Acertou, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do total da prova;
  • Acertou, no mínimo, 1 (uma) questão de cada disciplina do módulo de conhecimentos básicos;
  • Acertou, no mínimo, 17 (dezessete) questões do módulo de conhecimentos específicos
Concurso IBGE: confira quais serão as bancas para quase 8 mil vagas
Concurso IBGE: confira quais serão as bancas para quase 8 mil vagas. Imagem: Reprodução

O que estudar para Técnico do concurso IBGE?

O último concurso IBGE aconteceu em 2015 e teve a FGV como banca organizadora. Ao todo fora 60 questões divididas entre conhecimentos gerais e específicos. Entre as disciplinas cobradas estiveram: Língua Portuguesa, Geografia e Matemática.

Foi aprovado o candidato que:

  • Acertou, no mínimo, 40% (quarenta por cento) do total da prova; e
  • Acertou, no mínimo, 1 (uma) questão de cada disciplina.

Confira os conteúdos que estiveram nas provas do concurso IBGE:

LÍNGUA PORTUGUESA

Elementos de construção do texto e seu sentido: gênero do texto (literário e não literário, narrativo, descritivo e argumentativo); interpretação e organização interna. Semântica: sentido e emprego dos vocábulos; campos semânticos; emprego de tempos e modos dos verbos em português. Morfologia: reconhecimento, emprego e sentido das classes gramaticais; processos de formação de palavras; mecanismos de flexão dos nomes e verbos. Sintaxe: frase, oração e período; termos da oração; processos de coordenação e subordinação; concordância nominal e verbal; transitividade e regência de nomes e verbos; padrões gerais de colocação pronominal no português; mecanismos de coesão textual. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Estilística: figuras de linguagem. Reescrita de frases: substituição, deslocamento, paralelismo; variação linguística: norma culta. Observação: os itens deste programa serão considerados sob o ponto de vista textual, ou seja, deverão ser estudados sob o ponto de vista de sua participação na estruturação significativa dos textos.

GEOGRAFIA

Noções básicas de cartografia: Orientação: pontos cardeais; Localização: coordenadas geográficas (latitude, longitude e altitude); Representação: leitura, escala, legendas e convenções. Natureza e meio ambiente no Brasil: Grandes domínios climáticos; Ecossistemas. As atividades econômicas e a organização do espaço: Espaço agrário: modernização e conflitos; Espaço urbano: atividades econômicas, emprego e pobreza; A rede urbana e as Regiões Metropolitanas. Formação Territorial e Divisão Político-Administrativa: Divisão PolíticoAdministrativa; Organização federativa. Dinâmica da população brasileira (fluxos migratórios, áreas de crescimento e de perda populacional).

MATEMÁTICA

Conjuntos: operações e problemas com conjuntos. Conjuntos dos números naturais, inteiros, racionais, reais e suas operações. Representação na reta. Unidades de medida: distância, massa, tempo, área, volume e capacidade. Álgebra: produtos notáveis, equações, sistemas e problemas do primeiro grau, inequações, equação e problemas do segundo grau. Porcentagem e proporcionalidade direta e inversa. Sequências, reconhecimento de padrões, progressões aritmética e geométrica. Juros e noções de matemática financeira. Problemas de raciocínio. Geometria plana: distâncias e ângulos, polígonos, circunferência, perímetro e área. Semelhança e relações métricas no triângulo retângulo. Geometria espacial: poliedros, prismas e pirâmides, cilindro, cone e esfera, áreas e volumes. Matemática discreta: princípios de contagem, noção de probabilidade, noções de estatística, gráficos e medidas.

Veja mais detalhes aqui.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.