Concurso Exército: após mudanças, certame republica edital para mais de mil vagas

Confira alterações

Concurso Exército oferta vagas para nível médio

Uma grande chance para nível médio. O concurso Exército oferta mais de mil vagas neste edital. Vale lembrar que o edital foi retificado.

Saiba mais.

Sobre mudanças do concurso Exército 

O edital para o concurso de admissão à Escola de Sargentos das Armas (ESA) do Exército, previsto para 2025, foi republicado nesta quarta-feira (3), conforme divulgado no Diário Oficial da União. A nova versão do documento apresenta correções nas datas do cronograma, garantindo a transparência e a precisão do processo seletivo.

As inscrições, que tiveram início em 31 de março, agora permanecerão abertas até 4 de maio. Este concurso oferece um total de 1.100 vagas de nível médio, distribuídas em três áreas distintas: geral (1.015 vagas), saúde (55 vagas) e música (30 vagas).

Essa republicação visa assegurar que todos os interessados tenham acesso às informações atualizadas e estejam cientes das datas e procedimentos necessários para participar deste importante processo de seleção para a carreira militar no Exército Brasileiro.

Regras do concurso Exército 

Para participar do concurso, candidatos de ambos os sexos devem ter, no mínimo, 17 anos de idade. No entanto, os critérios de limite de idade variam de acordo com a especialidade escolhida. Para esclarecer:

  • Para a área geral, os participantes devem ter, no máximo, 24 anos até 31 de dezembro de 2025.
  • Já para as áreas de saúde e música, o limite máximo de idade é de 26 anos até a mesma data.

Essas restrições de idade são importantes para garantir que os candidatos possuam a idade adequada para o ingresso na Escola de Sargentos das Armas e para o desempenho das atividades relacionadas à especialidade escolhida.

Fases do concurso

As provas objetiva e discursiva estão agendadas para a tarde de 15 de setembro, sendo que a consulta aos locais de aplicação estará disponível a partir de 28 de agosto. Além dessas etapas, os candidatos enfrentarão outras fases do processo seletivo, que incluem:

  • Inspeção de saúde: Avaliação médica para verificar a condição de saúde dos candidatos e sua aptidão para o serviço militar.
  • Exame de aptidão física: Testes físicos para avaliar a capacidade física dos candidatos, garantindo que estejam preparados para as exigências da carreira militar.
  • Exame psicológico: Avaliação psicológica para analisar o perfil emocional e comportamental dos candidatos, buscando identificar características importantes para o desempenho das funções militares.
  • Prova prática (apenas para músicos): Etapa específica para os candidatos da área de música, na qual serão avaliadas suas habilidades práticas e técnicas musicais.

Veja mais sobre o concurso Exército.

Concurso Exército: após mudanças, certame republica edital para mais de mil vagas
Concurso Exército: após mudanças, certame republica edital para mais de mil vagas. Imagem: Reprodução

Inscrição no concurso Exército

Os interessados no concurso Exército poderão se inscrever no site www.esa.eb.mil.br. Para acessar a página, é preciso ter conta na plataforma gov.br. A taxa de participação custa R$ 95.

O prazo para solicitar a gratuidade no pagamento da taxa de inscrição encerra-se em 4 de abril. Esta isenção pode ser requerida por pessoas que se enquadram em uma das seguintes condições:

  • Estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), cuja renda familiar mensal seja de até meio salário mínimo por pessoa;
  • São membros de família de baixa renda, nos termos da legislação vigente, desde que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Sobre os cargos

O cargo em questão refere-se à admissão na Escola de Sargentos das Armas (ESA) do Exército Brasileiro. Este é um processo seletivo destinado a recrutar candidatos para a formação de sargentos, uma posição de grande importância dentro da hierarquia militar.

Os sargentos desempenham diversas funções fundamentais dentro do Exército, incluindo liderança de equipes, supervisão de atividades operacionais e administrativas, e execução de tarefas especializadas em áreas como logística, comunicação, saúde, entre outras.

O concurso oferece vagas para diferentes especialidades, como área geral, saúde e música, proporcionando aos candidatos a oportunidade de escolherem a área que melhor se adequa às suas habilidades e interesses. Além disso, o processo seletivo inclui várias etapas de avaliação, como provas objetiva e discursiva, inspeção de saúde, exame de aptidão física, exame psicológico e prova prática para músicos.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.