Polícia Científica: saiba tudo sobre o NOVO edital com 214 vagas

Veja mais

214 vagas divididas entre três cargos

A Polícia Científica tem o seu edital aguardado pelos concurseiros que almejam a área de segurança pública. São 214 vagas.

Veja.

Sobre o novo edital da Polícia Científica

O próximo concurso da Polícia Científica de Pernambuco (Politec PE) está previsto para ter seu edital publicado ainda em 2024. O anúncio foi feito durante a reunião semanal de monitoramento do programa “Juntos pela Segurança”, ocorrida na última segunda-feira (1º).

É importante ressaltar que essa nova seleção já está autorizada e promete oferecer um total de 214 vagas. Dessas, 60 serão destinadas para médicos legistas, 77 para peritos criminais e 77 para agentes de medicina legal.

Cargos Polícia Científica

Veja mais sobre os cargos do certame:

  • Médico Legista:
    • Os médicos legistas são responsáveis por realizar exames médico-legais em vítimas de crimes, acidentes ou mortes de causa desconhecida.
    • Eles examinam e analisam os corpos para determinar a causa da morte, coletando evidências que ajudarão nas investigações criminais.
  • Perito Criminal:
    • Os peritos criminais são especialistas em análise de evidências físicas encontradas em cenas de crimes.
    • Eles coletam, preservam e analisam evidências como impressões digitais, amostras de sangue, tecidos e outros vestígios, utilizando técnicas científicas avançadas para identificar suspeitos e elucidar crimes.
  • Agente de Medicina Legal:
    • Os agentes de medicina legal auxiliam os médicos legistas e peritos criminais no processo de investigação.
    • Eles realizam atividades de apoio, como o transporte de corpos, a organização de documentos e materiais, além de prestar assistência nas autópsias e análises periciais.

Veja mais sobre o edital da Polícia Científica

Esclarecimentos e último edital

O último concurso da Polícia Científica de Pernambuco (Politec PE) ocorreu em 2016, sendo organizado pelo Cespe/Cebraspe. Naquela ocasião, foram oferecidas 316 vagas distribuídas entre cargos de níveis superior, com salários variando entre R$ 3.276,42 e R$ 8.497,62.

Além das novidades relacionadas ao concurso da Polícia Científica, a governadora Raquel Lyra anunciou que o concurso da Polícia Civil (PC PE) contará com o dobro das 445 vagas inicialmente previstas. É importante mencionar que o resultado das provas já foi divulgado.

No que diz respeito à Polícia Penal, está prevista a nomeação de 416 policiais da gestão do ano passado. Quanto à Polícia Militar, serão convocados 5.250 novos membros.

Polícia Científica: saiba tudo sobre o NOVO edital com 214 vagas
Polícia Científica: saiba tudo sobre o NOVO edital com 214 vagas. Imagem: Reprodução

Etapas e avaliações

Para os cargos de Auxiliar de Legista, Auxiliar de Perito e Perito Papiloscopista, as provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, tiveram um peso de 60,00 pontos e abrangeram os temas descritos no item 20 do edital.

Já para os cargos de Médico Legista e Perito Criminal em todas as áreas, as provas objetivas valeram 100,00 pontos e cobriram os objetos de avaliação mencionados no item 20 do edital.

As questões das provas objetivas eram do tipo múltipla escolha, com cinco opções (A, B, C, D e E), sendo apenas uma resposta correta, conforme o comando da questão.

Quanto à prova discursiva, para os cargos de Auxiliar de Legista, Auxiliar de Perito e Perito Papiloscopista, sua pontuação foi de 20,00 pontos. Consistiu na redação de um texto dissertativo, com até 30 linhas, abordando um tema atual.

Já para os cargos de Médico Legista e Perito Criminal, a prova discursiva valeu 40,00 pontos. Essa etapa incluiu a análise de um estudo de caso, com até 30 linhas, valendo 20,00 pontos, além da redação de um texto dissertativo, também com até 30 linhas, abordando conhecimentos específicos da área de atuação de cada cargo.

Demais fases

O Teste de Aptidão Física (TAF) do concurso Politec PE consistiu em uma série de exercícios destinados tanto a candidatos homens quanto mulheres. Estes exercícios foram:

a) Flexão de braço na barra fixa para candidatos do sexo masculino, e estático de barra para candidatas do sexo feminino; b) Impulsão horizontal para candidatos e candidatas de ambos os sexos; c) Natação para candidatos e candidatas de ambos os sexos; e d) Corrida de 12 minutos para candidatos e candidatas de ambos os sexos.

Esses exercícios visam avaliar a capacidade física e atlética dos candidatos, garantindo que estejam em condições adequadas para desempenhar as funções exigidas no cargo da Polícia Científica de Pernambuco.

Os candidatos ainda passaram pela fase da avaliação psicológica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.