Concurso do BB SAIBA MAIS sobre os cargos abertos

O que fazem os cargos de Agente Comercial e Agente de Tecnologia do Banco do Brasil

O Concurso do Banco do Brasil (BB) possui dois cargos abertos no edital vigente: Agente de Tecnologia e Agente Comercial. Os dois estão dentro da carreira de Escriturário, por isso possuem algumas semelhanças. Contudo, existem algumas atribuições diferentes entre eles.

Isso quer dizer que, o candidato aprovado em um cargo desempenha funções distintas daquele aprovado no outro. Logo, os conteúdos das provas do concurso também serão diferentes, sendo específicos para cada função. Dessa forma, é importante saber mais sobre cada um.

Saiba mais sobre detalhes sobre os cargos abertos no concurso do BB no artigo abaixo!

Quais são os cargos?

Como dito, os dois cargos abertos no concurso do Banco do Brasil são para Agente Comercial e Agente da Tecnologia. Ambos são considerados parte da carreira do Escriturário, ou seja, são um cargo administrativo. Isso significa que não existe uma função definida para esses profissionais, visto que eles podem gerir qualquer processo da área administrativa da empresa.

No caso do BB, o Escriturário possui a função de executar análises de conferência de documentos, realizar tarefas burocráticas padronizadas, prestar orientação aos clientes sobre produtos e serviços do banco, entre outras. E, isso vale tanto para o cargo de Agente da Tecnologia quanto para o cargo Agente Comercial.

Quais as atribuições dos cargos abertos de Agente de Tecnologia e Agente Comercial?

O edital do Banco do Brasil não especifica as diferenças entre os cargos abertos. Entretanto, geralmente, o Agente de Tecnologia é responsável por implementar novas tecnologias na empresa. Já o Agente Comercial é responsável pela venda de produtos e serviços.

Porém, apesar de não ter essas diferenças no edital, as provas possuem conteúdos diferentes. Isso indica que as funções não são idênticas. Além disso, quem se candidatar para Agente Comercial poderá escolher a cidade que pretende trabalhar. Mas, os Agentes de Tecnologia não terão essa opção, pois o Banco do Brasil irá escolher a alocação deles.

Como será a prova de cada um?

As provas dos cargos abertos possuem quatro áreas de conhecimento igual, sendo elas:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Língua Inglesa;
  • Atualidades do Mercado Financeiro.

Contudo, a prova do Agente de Tecnologia, além dessas áreas, também possui: probabilidade e estatística, conhecimentos bancários e tecnologia da informação. Enquanto isso, as áreas específicas do Agente Comercial são: matemática financeira, conhecimentos bancários, conhecimentos de informática e vendas e negociação.

Apesar dessas diferenças, os dois cargos possuem remuneração inicial de R$ 3.622,23, e a mesma taxa de inscrição, de R$ 50,00. Além disso, a distribuição das vagas abertas também é a mesma, sendo duas mil vagas de início imediato e mil de cadastro reserva, para cada cargo. Isso totaliza 6 mil vagas abertas no edital.

As inscrições para o concurso do Banco do Brasil estão abertas até o dia 24 de fevereiro de 2023. E, quem se interessar, pode realizar a inscrição online, pelo site da Fundação Cesgranrio, que é a banca responsável pelo concurso. Já as provas objetivas e a redação ocorrerão no dia 24/04/2023, em diversas cidades do país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.