Concurso INSS: novo edital chegando? Confira o que diz ministra

Veja todos os detalhes!

O concurso INSS ( Instituto Nacional do Seguro Social) é uma das pautas discutidas entre os ministros da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (pasta responsável pelo aval de editais federais), Esther Dweck, e da Previdência Social, Carlos Lupi.

O motivo principal é a necessidade de recomposição do quadro de servidores. A ministra Esther Dweck, em comemoração aos 100 anos da Previdência Social, celebrados na última terça-feira, 24, afirmou sobre novas seleções: “Percebemos que o momento agora é de resgate e a própria recriação do Ministério da Previdência demonstra a importância que é dada a essa grande instituição”.

Contudo, o titular da Previdência afirmou sobre convocar 4 mil aprovados. Vale lembrar que o certame está em andamento e, segundo o edital, estão sendo disponibilizadas mil vagas.

De acordo o  anexo VII do edital, até 3.373 candidatos têm chances de classificação, sendo pelo menos 2.487 na ampla concorrência. Os contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de trabalho de 40 horas. 

Carlos Lupi fala sobre segurados

O ministro Carlos Lupi afirmou ter o desejo de zerar a fila de espera. Segundo ele, há intenção de criação uma comissão quadripartite.  O grupo vai ser responsável por representar os sindicatos patronais, dos trabalhadores, aposentados e governo para discutir as últimas mudanças feitas na legislação previdenciária.

Apesar da necessidade de um novo certame, o ministro Lupi informa que precisa conversar com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e Planejamento, Simone Tebet.

De acordo com o relatório final do Gabinete de Transição Presidencial, o INSS sofreu desestruturação institucional. Um edital encontra-se em andamento e ao todo foram disponibilizadas mil vagas para nível médio.

Como foram as etapas de concurso INSS?

O certame foi em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de 120 questões na modalidade “certo” ou ” errado”. Os candidatos terão prazo de 3h30 min para realização do exame.

As questões serão divididas entre conhecimentos básicos e específicos. Confira a lista com as disciplinas apresentadas:

  • Conhecimentos básicos
    • Língua Portuguesa
    • Ética no Serviço Público
    • Noções de Direito Constitucional
    • Noções de Direito Administrativo
    • Noções de Informática
    • Raciocínio Lógico-Matemático
  • Conhecimentos específicos

As disciplinas do concurso INSS estão inseridas ao longo do edital. Clique aqui e acesse o documento completo.

Vale lembrar que será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar nas seguintes modalidades abaixo:

  • obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1;
  • obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2;
  • obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

Curso de formação

O curso de formação será uma das etapas do certame. Vale lembrar que a etapa terá a carga horária de até 180 horas presenciais (30 a 45 dias), em tempo integral, com atividades que poderão ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno.

É importante lembrar que essa fase vai consistir em prova objetiva, composta de 120 itens para julgamento certo ou errado, além de prova discursiva, composta de duas questões discursivas que poderão ser respondidas em até 15 linhas. Os assuntos serão os ministrados no curso de formação.

Vale destacar que no período que será ministrado o curso de formação, o candidato regularmente matriculado fará jus, a título de auxílio financeiro:

  • 50% por cento da remuneração da classe/padrão inicial do cargo;
  • Para candidato servidor da Administração Pública Federal, ser-lhe-á facultado optar pela percepção do vencimento e das vantagens de seu cargo efetivo.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.