Concurso Bombeiros: deputado anuncia prazo para liberação do edital com quase 400 vagas

Confira mais esclarecimentos e se prepare com antecedência

Mais um concurso Bombeiros deve sair em breve. As oportunidades são para praças e oficiais, com escolaridade mínima exigida, nível superior.

As chances são para o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. De acordo com o deputado Roosevelt (PL), o edital será liberado até dezembro.

Os esclarecimentos vieram por meio das redes sociais: “Estamos acompanhando de perto todo o processo interno no Corpo de Bombeiros do DF para o lançamento do edital do certame. E, meus amigos, tenho uma excelente notícia, a previsão é que o edital saia até o final deste ano”.

Vagas concurso Bombeiros

Ao todo estão sendo esperadas 356 vagas divididas da seguinte forma:

  •  310 para praças e 46 para oficiais

Os salários ainda não foram confirmados, contudo,  no último certame que aconteceu em 2016, variaram de R$ 5,2 mil a R$ 6,5 mil.

Distribuição de oficiais

A carreira vai contar com esta distribuição de vagas:

  • oficiais combatentes – 23 vagas
  • oficiais médicos – 10 vagas
  • oficiais cirurgiões dentistas – 3 vagas
  • oficiais complementares – 10 vagas

Os requisitos são:

  • idade entre 18 a 28 anos,
  • altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres,
  • carteira de habilitação a partir da categoria “B”.

Como foi o último concurso Bombeiros

O último concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realizado em 2016 teve uma oferta significativa de vagas para o cargo de soldado bombeiro.

Esse concurso foi uma oportunidade para os candidatos ingressarem na carreira militar e servirem à comunidade, desempenhando diversas funções essenciais para a segurança e o bem-estar da população.

As vagas foram distribuídas em diferentes especialidades dentro da carreira de soldado bombeiro, incluindo soldado condutor e operador de viaturas, soldado de manutenção para veículos e equipamentos/materiais, e soldado de manutenção para aeronaves e equipamentos/materiais. Cada uma dessas especialidades desempenha um papel fundamental nas operações do Corpo de Bombeiros.

O concurso envolveu um processo seletivo rigoroso, com várias etapas de avaliação, incluindo provas escritas, testes físicos, avaliação psicológica e exame médico. Os aprovados passaram por um treinamento intensivo antes de assumir suas funções como bombeiros militares.

É importante ressaltar que concursos para ingresso nas Forças Armadas e nos órgãos de segurança pública, como o Corpo de Bombeiros, geralmente atraem muitos candidatos devido às oportunidades de carreira estável, benefícios e a chance de servir à comunidade. Por isso, a preparação para esses concursos costuma ser bastante competitiva e requer dedicação e esforço por parte dos candidatos.

O certame contou com 112 vagas para soldado condutor e operador de viaturas, 55 para soldado de manutenção para veículos e equipamentos/materiais e 5 para soldado de manutenção para aeronaves e equipamentos/materiais.

Concurso Bombeiros: deputado anuncia prazo para liberação do edital
Concurso Bombeiros: deputado anuncia prazo para liberação do edital. Imagem: Reprodução

Fases concurso Bombeiros

As fases foram:

  1. Provas Objetivas: Essa é a fase inicial do concurso, na qual os candidatos respondem a uma série de questões relacionadas ao conteúdo programático especificado no edital. As provas objetivas visam avaliar o conhecimento e a capacidade de raciocínio dos candidatos.
  2. Exame de Aptidão Física: Nesta etapa, os candidatos são submetidos a testes físicos rigorosos que avaliam sua capacidade de resistência, força e aptidão geral. Os testes variam e podem incluir corridas, flexões, abdominais, entre outros exercícios.
  3. Inspeção de Saúde: Os candidatos passam por exames médicos, biométricos e complementares para avaliar seu estado de saúde geral e identificar quaisquer condições médicas que possam afetar sua capacidade de desempenhar as funções da carreira militar.
  4. Avaliação Psicológica: Essa etapa avalia o perfil psicológico dos candidatos, buscando identificar traços de personalidade, comportamentos e características que sejam compatíveis com as demandas da carreira militar.
  5. Exame Odontológico: Avalia o estado de saúde bucal dos candidatos, garantindo que estejam aptos a cumprir suas funções sem problemas relacionados à saúde bucal.
  6. Sindicância da Vida Pregressa e Avaliação Social: Essa fase envolve uma investigação da vida pregressa dos candidatos, incluindo suas atividades, antecedentes criminais, entre outros aspectos. Além disso, é realizada uma avaliação social para verificar se o candidato possui o perfil ético e moral desejado para a carreira.

A prova objetiva teve 80 questões divididas entre conhecimentos gerais e específicos. Veja as disciplinas:

  • língua portuguesa – 10
  • matemática – 5
  • química – 10
  • física – 10
  • biologia – 5
  • noções de informática – 5
  • noções de agenda ambiental – 5
  • legislação pertintente ao CBMDF – 10
  • emergências pré-hospitalares – 20

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.