Concurso BB: o que cai na Prova de Português

A prova é responsabilidade da Fundação Cesgranrio, a banca organizadora do concurso

O concurso do Banco do Brasil (BB) possui quatro etapas de seleção, sendo a primeira delas a prova objetiva. Dentre as matérias dessa, a de língua portuguesa possui a maior pontuação. Dessa forma, saber o que cai na prova de português e se preparar para ela pode ser crucial na aprovação.

Por isso, esse artigo detalha qual será o conteúdo desta prova da área de conhecimentos gerais, que é tão importante. Além disso, ele traz, também, outras informações sobre o concurso.

Saiba mais sobre o que cai na prova de português do BB no artigo abaixo!

Informações sobre o concurso

Antes de saber o que cai na prova de português do concurso do Banco do Brasil, é importante relembrar detalhes desse concurso, como as vagas e a data de inscrição.

O edital do concurso prevê 6 mil vagas para o cargo de escriturário, divididas em dois cargos: Agente Comercial e Agente de Tecnologia. Cada um desses cargos possui 2 mil vagas de início imediato, o que totaliza 4 mil. Assim, as 2 mil vagas restantes são para cadastro reserva, sendo mil vagas para cada cargo.

Em relação às inscrições, os candidatos interessados podem preencher o formulário online até o dia 24 de fevereiro de 2023, no endereço eletrônico da Fundação Cesgranrio. Contudo, a inscrição só será oficial após o pagamento da taxa de inscrição de R$ 50,00, desde que esse pagamento ocorra até a data de vencimento.

O que cai na prova de português do concurso do BB?

A prova de língua portuguesa possui um maior peso na aprovação deste concurso. Portanto, saber o que cai na prova de português pode ser o que trará a aprovação. Isso porque o processo seletivo possui quatro etapas, sendo a primeira delas uma prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos.

Dentro da prova de conhecimentos gerais, ou seja, a parte da prova que é aplicada para todos os candidatos, independentemente do cargo, a prova de língua portuguesa é a que possui pontuação maior. Logo, um candidato que for bem nessa área, possui uma vantagem.

De acordo com o edital, o conteúdo que cai na prova de português é:

  • Compreensão de textos;
  • Ortografia oficial (nova regra);
  • Classe e emprego de palavras;
  • Emprego do acento indicativo de crase;
  • Sintaxe da oração e do período;
  • Emprego dos sinais de pontuação;
  • Concordância verbal e nominal;
  • Regência verbal e nominal;
  • Colocação dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise).

Outras aplicações para o português na prova do BB

Além da matéria que cai na prova de português, a prova de redação também cobra o conteúdo da língua portuguesa. Isso porque, para desenvolver um que atinja o objetivo da prova, o candidato precisará ter um bom domínio de gramática.

A prova de redação é a segunda etapa do concurso, mas acontecerá no mesmo dia da prova objetiva. Ela possui caráter eliminatório, assim, qualquer candidato que não alcançar, pelo menos, 70 pontos nela, será desclassificado. Por isso, o candidato deve se preocupar em estudar o português para essa prova também.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.