A conclusão da redação do Enem tem como função reforçar as discussões levantadas ao longo da produção, a ideia principal nela contida. Se bem construída, auxilia o leitor na compreensão global daquilo que pensa o autor sobre o recorte temático, dos resultados a que chegou o autor, ou das ideias defendidas no texto.
Ainda, a conclusão de um texto dissertativo pode apresentar uma síntese dos argumentos ou informações nele presentes, reflexões acerca do tema, do posicionamento do autor.
Na redação do Enem, além de fazer um apanhado geral das ideias contidas no texto, o autor deve apresentar uma proposta de intervenção para os problemas relacionados ao tema. Para tanto, é essencial fazer uma análise crítica dos problemas abordados e pensar como intervir para solucioná-los.
Os elementos da conclusão da redação do Enem
Para construir uma boa conclusão na redação do Enem é preciso apresentar a retomada da tese e uma proposta de intervenção para sanar os problemas abordados em cada parágrafo de desenvolvimento – se o texto tem dois parágrafos de desenvolvimento, deve apresentar solução para ambos.
Tópico frasal
Na parte inicial do parágrafo, deve-se retomar a tese e reforçar o ponto de vista acerca da problemática tratada no texto.
Aqui, deve-se evitar fazer retomada vaga. O ideal é fazer uma síntese da problematização posta na introdução.
Como não escrever a contextualização da conclusão na redação do Enem: “diante dos fatos mencionados, é necessário solucionar o problema”.
Propostas de intervenção
Ao apresentar as propostas de intervenção, o ideal é dividi-las em duas partes. Isso ajuda o leitor a escanar melhor o texto, os problemas discutidos nos parágrafos de desenvolvimento e suas respectivas soluções
Assim, a proposta 1 deve solucionar, respectivamente, o problema apresentado no parágrafo 2 do texto. A proposta de intervenção 2 deve solucionar o problema constante no parágrafo 3 do texto – a segunda parte do desenvolvimento.
Conclusão
Esta parte do parágrafo de conclusão pode apresentar o detalhamento das propostas de intervenção. Pode, também, sintetizar a expectativa do autor em relação à solução dos problemas abordados no texto ou retomar a contextualização da introdução.
Os 5 elementos da proposta de intervenção da redação modelo Enem
O autor precisa lembrar, também, que as propostas de intervenção precisam apresentar os cinco elementos cobrados pelo elem, a saber:
Ação: atividade necessária para solução do problema
Agente: ator social que irá executar a ação interventiva
Meio/modo: recurso ou maneira para efetivação das ações interventivas propostas
Efeito/finalidade: resultado pretendido a partir da efetivação das ações propostas
Detalhamento: desdobramento, complementação das informações acerca de uma ação, agente ou finalidade
Como escrever a conclusão em uma redação Enem, exemplo
Tema: Os desafios da educação pública no Brasil
Contextualização: Em suma, observa-se que há problemas educacionais graves no país, entre eles o sucateamento de unidades escolares, a falta de materiais pedagógicos e de recursos humanos.
Proposta 1: Para sanar tais problemas, faz-se necessário que o Ministério da Educação, por meio de políticas educacionais de melhoria contínua, providencie reformas e construção de unidades escolares, além da aquisição de equipamentos e materiais pedagógicos modernos. Tal ação deve ter como finalidade a reestruturação da educação nacional.
Proposta 2: Além disso, é de fundamental importância que os governos estaduais e municipais invistam na nomeação de novos professores, gestores e demais profissionais , a fim de promover o ideal funcionamento das unidades escolares, o que pode ser feito por meio de concursos públicos e de contratações.
Conclusão: Tomadas tais providencias, a educação nacional poderá ser reestruturada e a sociedade atendida com serviço educacional de qualidade.
Leia também: Aprenda como fazer um bom projeto de texto para redação Enem
Ficou com alguma dúvida, Deixei seu comentário abaixo!