Concentração nos estudos para concurso: Como manter o foco?

Manter a concentração nos estudos para concurso pode parecer difícil, especialmente se você sente que tem muita coisa para estudar mas não consegue focar.

Porém, existem métodos comprovados que podem lhe ajudar a ter uma rotina muito mais organizada e regrada, para assim atingir os melhores resultados. Veja abaixo quais são estes métodos.

Como manter a concentração nos estudos para concurso

Para manter a concentração nos estudos para concurso é preciso que você:

1- Estabeleça um horário para pensar no que está invadindo a sua mente

Costumeiramente, quando sentamos para focar em algo, a nossa mente pode trazer à tona aquela preocupação ou anseio com relação a outro âmbito de nossas vidas. Sendo assim, uma forma de burlar esse “agente de desconcentração”, é justamente criando um momento propício para pensar sobre ele.

Por exemplo, se você está com um problema em algum relacionamento familiar, ao invés de tentar solucioná-lo enquanto precisa focar, que tal estabelecer um horário do dia específico para refletir sobre o assunto? Assim você tranquiliza a sua mente fazendo-a entender que você não deixou a situação de lado, mas que apenas irá focar nela mais tarde.

2- Tente não saturar o seu raciocínio e o seu cérebro

Buscar “correr atrás do prejuízo” é um erro que muita gente comete, desencadeando a falta de concentração nos estudos para concurso. Afinal, não adianta saturar o seu cérebro tentando estudar sem parar, pois você simplesmente levará a sua mente à exaustão e não conseguirá memorizar muitas partes do conteúdo. Por isso, equilibre a quantidade de horas de estudo diário, ok?

3- Tenha um ambiente e um horário para estudar

Você também precisa ter um ambiente específico para os seus estudos, como por exemplo, evitando estudar na sua cama! Porém, se a sua cama for o único lugar tranquilo em sua casa, procure sentar-se no chão e apoiar o material sobre o colchão sem coberta, deixando-o mais “reto” e “liso”, simulando uma mesa.

Isso evita que você associe os estudos com a cama e acabe fazendo com que a sua mente fique mais entediada e sonolenta.

Além disso, lembre-se de estabelecer um horário para estudar todos os dias, garantindo que você cumpra um cronograma estruturado e saudável.

4- Intercale conteúdos e materiais de apoio

Novamente, vamos voltar para a saturação do cérebro: nós não conseguimos manter um foco incessante em algo por muito tempo. Precisamos de pausas. E uma forma de fazer essas pausas é intercalando os materiais de apoio e os conteúdos.

Por exemplo, você pode ler por 20 minutos, anotar durante 10 minutos, escrever em um quadro branco, etc. Além disso, intercale as matérias, para que você exercite e desafie o seu cérebro, ao mesmo tempo em que mantém a concentração nos estudos para concurso.

5- Converse em voz alta consigo mesmo, como se explicasse o conteúdo para alguém

Outra forma muito eficiente de manter a concentração é explicando em voz alta o que você acabou de ler. Você nem precisa de alguém para “dar aula”, mas sim, pode explicar para si mesmo o que você compreendeu daquele parágrafo ou capítulo.

Dessa maneira, você cria a sua versão sobre o conteúdo e tem maiores chances de manter o foco e melhorar a memorização do que foi estudado. Experimente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.