Conceitue o currículo como um documento atrativo

Conceitue o currículo como um documento atrativo e direcione a sua carreira profissional. Veja dicas relevantes e adaptáveis!

A construção do seu currículo pode ser um diferencial para que você direcione a sua carreira, bem como, é uma espécie de vitrine de sua carreira, por isso, é importante conceituar o currículo como um documento profissional.

Conceitue o currículo como um documento atrativo

Não há exatamente uma ordem sobre como deve ser um currículo. Porém, o mais importante é que você tenha clareza de que o profissional selecionador possui poucos minutos, em alguns casos, até segundos, para analisar um currículo e as informações precisam estar dispostas de maneira atrativa.

Para que você elabore um currículo é importante que entenda que o profissional irá analisar as primeiras informações, de maneira que possa te convidar para uma entrevista de emprego, com a finalidade de explorar os dados.

Visualização e apresentação do documento

No entanto, é importante que você se atente a visualização do documento, ou seja, o currículo deve estar bem apresentado e as informações devem ser organizadas. Lembre-se de que na construção do currículo, menos é mais. Por isso, não exagere no tamanho das fontes, nem coloque letras muito diferenciadas, pois são pontos que atrapalham a visualização e leitura do documento.

Faça uso de palavras-chave relacionadas à rotina da profissão

Além disso, utilize palavras que remetem a sua profissão, isso é muito importante. Você pode utilizar palavras que atraiam o selecionador para as atividades de rotina que são pertinentes à vaga oferecida.

O resumo ou carta de apresentação devem estar relacionados à sua trajetória profissional

De forma sucinta, o documento deve conter seus dados pessoais, o seu objetivo, seu histórico profissional e acadêmico. Além disso, é uma opção sua inserir um resumo no seu currículo. No entanto, este é um ponto de atenção, porque as suas competências e habilidades descritas no resumo do currículo devem estar relacionadas a sua trajetória profissional.

Por isso, é muito importante que você direcione o seu currículo, corroborando as informações entre os campos. Pois, caso não haja nenhum tipo de relação entre as informações do seu documento e uma possível carta de apresentação ou resumo, o seu material poderá ser descartado.

Atualize suas informações nas plataformas online

Por isso, o currículo é um documento que deve ser elaborado de forma estratégica, ainda que seja uma estratégia bem simples. Ademais, sugerimos que você mantenha o seu currículo atualizado nas plataformas online, já que no mercado de trabalho atual é bastante importante, visto que essa é uma forma abrangente de selecionar um candidato.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.