Conceitos básicos de economia

Conceitos básicos de economia: macroeconomia,  microeconomia, oferta e demanda  e outros pontos relevantes. Veja mais detalhes!

Conceitos básicos de economia: macroeconomia,  microeconomia e oferta e demanda 

Microeconomia é a área que estuda o comportamento do econômico de cada grupo ou setor individualmente. Sendo assim, é o estudo que analisa o comportamento das famílias, empresas, consumidores etc.

Dessa forma,  essas análises servem de base para que decisões sejam tomadas no que diz respeito aos preços, recursos, bens e serviços. 

Macroeconomia – análises estatísticas 

A macroeconomia é um ramo da economia que mede por meios estatísticos, observa e tira conclusões em larga escala sobre fenômenos econômicos.

Sendo assim, a macroeconomia permite analisar relações entre elementos de forma nacional e/ou global. Sendo esses elementos: renda, taxas de juros, nível de desemprego, inadimplência etc. 

Oferta e demanda 

A oferta e a demanda é o que direciona o fluxo da economia. Sendo assim, de forma sucinta, a oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra, ou seja, o quanto pode ser ofertado ao consumidor. 

Demanda e a disposição de compra do consumidor 

Por outro lado, a demanda, se refere a quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a comprar. Sendo assim, se refere a procura por um produto ou serviço.

A lei da oferta e da procura

A lei da procura se refere a afirmação de que quanto maior for o preço de um bem ou serviço, menor será sua demanda. Sendo assim, os bens que com maior custo não são vendidos em grandes quantidades. Por outro lado, se o preço diminui, a demanda cresce.

Equilíbrio entre oferta e demanda 

Por isso, a economia precisa equilibrar o consumo entre a oferta e a demanda. Certamente, é fundamental que você faça o planejamento de suas finanças pessoais para direcionar o seu consumo de forma que analise o mercado para comprar produtos com melhores preços, através da lei da oferta e da procura.

O que são agentes econômicos?

Agente econômico é toda e qualquer entidade que exerce alguma influência na economia, seja de forma direta ou indireta. Dessa forma, em uma economia capitalista, os agentes econômicos são: famílias, empresas, mercado, Estado e o mundo. 

Portanto, nenhum agente econômico consegue se desenvolver sozinho, por isso, todos os agentes econômicos interagem entre si em uma relação de interdependência, apesar de suas diferentes funções.

Diversos fatores compõem a economia 

A economia é composta por diversos fatores e suas análises exigem maior aprofundamento. No entanto, esses conceitos básicos direcionam estudos, análises e estatísticas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.