Novo Bolsa Família: Governo traça novo plano para aumentar valores

Governo Federal ainda está tentando conseguir uma maneira de aumentar os valores do Bolsa Família a partir de novembro

O Governo Federal segue garantindo que vai conseguir aumentar os valores do Bolsa Família a partir do próximo mês de novembro. No entanto, na prática a verdade é que eles ainda não conseguiram encontrar um jeito de fazer isso. É que todas as ideias estão esbarrando no teto de gastos públicos.

Diante dessa situação, o Governo passou a dizer que uma solução seria parcelar os precatórios. Tratam-se portanto de dívidas com a Justiça que não são mais passíveis de recurso. A ideia do Ministro da Economia, Paulo Guedes, é conseguir a liberação desse parcelamento dessas despesas. Assim, sobraria espaço para o aumento do Bolsa Família dentro do teto de gastos

Plano A

O plano inicial do Governo foi enviar uma PEC para o Congresso Nacional. Esse documento está em tramitação na Câmara dos Deputados. O texto permite que o Planalto parcele os precatórios. Para isso, no entanto, os parlamentares das duas casas precisam aprovar essa ideia. De acordo com informações de bastidores, isso não é tarefa fácil.

Plano B

O segundo plano é conseguir uma ajuda do Supremo Tribunal Federal (STF). A ideia é convencer os ministros da Suprema Corte a liberarem esses parcelamentos por meio de acordos. Assim, o Governo passaria a não precisar mais do Congresso para aprovar a PEC dos precatórios. Esse, no entanto, também não vem sendo um caminho fácil.

Plano C

Uma terceira possibilidade vem de uma ideia do vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM). De acordo com ele, o Governo precisa pedir ao Congresso uma permissão para retirar os precatórios da regra do teto de gastos. Assim, eles pagariam essas dívidas com a justiça por fora, e ainda sobraria espaço dentro desse limite de gastos para pagar o aumento do Bolsa Família. Há quem diga, no entanto, que isso também seria um crime de responsabilidade fiscal.

Novo Bolsa Família

A ideia do Governo Federal é começar os pagamentos do novo Bolsa Família a partir do próximo mês de novembro. Além disso, eles também estão deixando claro que querem aumentar o tamanho do projeto.

Hoje, de acordo com o Ministério da Cidadania, o benefício chega na casa de algo em torno de 14,6 milhões de brasileiros. Segundo informações de bastidores, o Palácio do Planalto pretende subir isso para algo como 17 milhões de pessoas.

O plano também é subir o valor médio de pagamentos. Hoje, ainda de acordo com o Ministério da Cidadania, o patamar médio de repasses é de R$ 189. A tendência é que essa linha suba para os R$ 300 já a partir de novembro.

E se não tiver aumento

De acordo com informações da imprensa, o Governo ensaia o discurso para o caso de tudo isso não dar certo. Nesse caso, a ideia é colocar a culpa no próprio STF. Eles irão dizer portanto que foram os ministros de lá que não quiseram chegar em um acordo.

Pesa aqui justamente o fato do plano B do Governo não dar certo. É que eles iriam passar a dizer que o STF não quis fazer um acordo sobre os precatórios. E aí por consequência eles não conseguiram aplicar o aumento do Bolsa Família.

Nesta segunda-feira (13), o líder do Governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (Progressistas-PR) chegou a ensaiar esse discurso. “Se não se chegar a um acordo, de novo é o Supremo interferindo na vida do país, tirando espaço do Auxílio Brasil, tirando espaço dos investimentos em infraestrutura com suas decisões”, disse ele em entrevista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.