COMUNICADO GERAL para quem usa o PIX no Nubank acaba de sair

Nova modalidade apresenta cancelamento de transferências direto no aplicativo

Agora, o PIX no Nubank apresenta uma novidade para os usuários, a possibilidade de cancelar a transferência. Com essa mudança, os problemas com erros durante a transferência podem ser bem menores.

Então, se você ainda não conferiu como funciona essa nova função, continue acompanhando este conteúdo. Separamos as principais informações sobre a opção e como utilizar agora mesmo em seu aplicativo.

Como funciona o PIX no Nubank

O PIX é uma forma de pagamento instantâneo, criado pelo Banco Central em 2020. Uma maneira rápida e simples de enviar e receber valores em sua conta bancária, através de uma chave pessoal para cada usuário.

Assim, não existe uma cobrança de tarifa pela transferência, deixando as tradicionais TED e DOC para trás. Hoje, todos os bancos que atuam no Brasil possuem a opção de cadastrar uma chave PIX e realizar transações por essa modalidade.

Com o Nubank não é diferente, o banco digital também possui a opção de enviar e receber valores pelo PIX. O grande problema, é que esse modelo de transação não oferece a possibilidade de estorno.

O que acontece se fizer um PIX errado?

Hoje, se você realizar um PIX no Nubank para um destinatário errado, não existe uma forma da instituição mediar a situação. A única maneira é em casos de golpe, com comprovação de que ocorreu uma fraude durante a transação.

Porém, ainda sim é um processo complicado e com bastante burocracia durante a comprovação do golpe. Nesse caso, ambas as instituições (sua e de quem fraudou) precisam realizar o bloqueio e a devolução do valor.

No caso de transferências erradas, a única maneira segura de conseguir seu dinheiro é conversando com o destinatário. Assim, se ele entender que recebeu um valor que não lhe cabia, pode devolver, também através do PIX.

Ainda, não deixe de ler também: AVISO GERAL IMPORTANTE sobre cobrança do PIX no Brasil acaba de sair.

Novidade do PIX no Nubank

Porém, como forma de inovar, a Nubank trouxe uma solução diferente para evitar o problema com o PIX. Agora, é possível cancelar o agendamento de uma transferência que você ainda não fez.

Dentro da modalidade, existe a alternativa de agendar a transferência de valores para um destinatário. Confira como cancelar um PIX errado pela Nubank, de forma simples, pelo aplicativo do banco:

  • Na página inicial, clique na opção de Contas, no canto da tela;
  • Em seguida, selecione o histórico de transações de sua conta;
  • Identifique a transação em agendamento que você quer cancelar;
  • Por fim, toque em “precisa cancelar o agendamento?” e confirme.

Além disso, pode ser que o banco solicite uma justificativa para o cancelamento. Porém, o processo é pouco burocrático e em poucos segundos o PIX estará cancelado. Depois, não deixe de conferir se realmente a solicitação está concluída em seu histórico.

Assim, veja mais: Pix cresce mais de 100% e soma 11,7 bilhões de transações em 2022

Como evitar problemas com o PIX no Nubank?

Por fim, enviar um PIX no Nubank errado pode ser uma grande dor de cabeça, e ainda causar a perda de todo o valor. Portanto, é fundamental saber como evitar que isso aconteça. Separamos algumas dicas úteis para se prevenir do erro na transação.

Sempre confira os dados

Uma das coisas mais importantes, antes de enviar um PIX no Nubank (ou em qualquer outro banco) é conferir os dados. Por isso, a primeira parte para evitar problemas é revisar todas as informações com o destinatário.

Por exemplo, algumas vezes existe mais de uma conta com a mesma chave PIX de usuário. Nesse caso, você pode acabar enviando para a errada, e perdendo o dinheiro de um pagamento ou transferência antes de enviar.

Portanto, no momento em que receber os dados, realize a conferência junto ao destinatário. Veja quais são as principais informações que você precisa verificar antes de começar a selecionar sua transferência:

  • valor da transferência;
  • nome completo do destinatário;
  • banco de destino do PIX;
  • número de agência e conta bancária;
  • CPF do destinatário (caso haja necessidade).

Logo após iniciar a transferência, todos esses dados ficam disponíveis para você conferir. Ainda, no caso no Nubank, existe uma tela adicional de conferência, para evitar o envio de um valor errado.

Confirme antes de enviar

Depois de verificar com o destinatário, é hora de iniciar a transferência dos valores pelo PIX no Nubank. Então, uma tela adicional irá ficar aberta para você ver todas as informações antes de completar a transação.

Se notar que alguma informação não bate, não realize a transferência. Afinal, ainda não existe uma forma de cancelar um PIX no Nubank que não foi agendado, e o valor se perde caso você erre algum dado importante.

Se previna com o agendamento

Se não estiver com segurança para realizar uma transação via PIX no Nubank, existe uma alternativa bem simples. Atualmente, o serviço oferece uma opção de agendamento para a transferência de valores, caso você ainda não tenha o dinheiro na conta no momento.

Portanto, se você acabar enviando um PIX errado, pode cancelar antes que ele chegue até o destinatário. Ainda, se não estiver com atraso para mandar o valor, pode ser uma forma simples de evitar problemas com esse tipo de transação.

É possível cancelar um PIX no Nubank?

Atualmente, não existe a possibilidade de cancelar ou fazer estorno de um PIX que você já realizou no Nubank. Quando a transação acaba, o valor vai para a conta de destino, e a instituição não se responsabiliza em casos de erro.

Porém, na modalidade de agendamento, é possível realizar o cancelamento antes que o valor saia da sua conta. Essa é uma função nova do aplicativo, para evitar problemas com transações erradas pelo banco.

Dessa maneira, se você tem um PIX agendado no Nubank, pode conseguir cancelar acessando as configurações de sua conta. Porém, não esqueça de verificar se a data do agendamento ainda não passou.

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