Comunicação assertiva no trabalho: como desenvolver?

Desenvolver a comunicação assertiva no trabalho pode contribuir para uma redução na necessidade de retrabalho, além de ser uma forma de impulsionar os relacionamentos interpessoais de uma maneira equilibrada e sadia.

Porém, como é possível desenvolver esse tipo de comunicação? Como ter certeza de que o outro terá mais chances de compreender o que falamos?

Apesar de não existir uma forma mágica de “adivinharmos” se o outro realmente compreendeu a nossa fala, algumas ações podem sim contribuir para uma comunicação mais efetiva. Neste texto, apresentamos algumas dessas possibilidades. Acompanhe-nos!

Como desenvolver a comunicação assertiva no trabalho?

Para desenvolver a comunicação assertiva no trabalho é necessário fazer uma autoavaliação da sua postura no dia a dia. Como você costuma falar com as outras pessoas? Quais palavras são usadas nessa comunicação? Você está alinhando a linguagem com quem ouve você? Como está o seu tom de voz?

Essas são apenas algumas das possíveis perguntas que podem ser feitas na hora de você apresentar alguma ideia para quem está trabalhando com você.

Abaixo damos mais detalhes quanto a algumas possibilidades:

1. Aprenda a escutar

Aprender a escutar o que o outro tem a dizer nem sempre é fácil. Infelizmente, muita gente ainda tem o costume de falar mais do que ouvir, e isso é bastante comum. Porém, exercitar a escuta ativa é fundamental para construir uma comunicação assertiva no trabalho.

Isso porque é por intermédio de uma boa escuta que podemos:

  • Realmente ouvir o que o outro tem a dizer.
  • Absorver mais informações sobre o que o outro está dizendo.
  • Interpretamos as falas com mais clareza.
  • Permitimos que a pessoa apresente um raciocínio completo.
  • Entre outros.

Quando não temos uma boa capacidade de escuta, podemos cair no erro de interromper o outro ou de simplesmente nem prestar atenção, vivenciando falhas na comunicação por isso.

2. Aprenda a questionar o que não entendeu

Se você não entender o que o outro falou, ou se ficar com alguma dúvida, não tenha medo de fazer boas perguntas – com respeito. As perguntas podem nos ajudar a entender melhor o que o outro quis dizer, aumentando a assertividade da comunicação.

Sendo assim, não saia de uma conversa com dúvidas.

3. Solicite, da forma correta, que a pessoa repita o que você falou

Quando você estiver apresentando alguma ideia, considere questionar o que o outro entendeu do que você quis falar. Esse tipo de questionamento, que faz o outro raciocinar sobre o que você falou e repetir em seguida, pode ajudá-lo a internalizar melhor a sua mensagem. Além disso, você pode averiguar se ele interpretou da forma que você desejava.

4. Use canais oficiais de comunicação

Para construir uma comunicação assertiva no trabalho é preciso estabelecer os canais oficiais de comunicação. Por exemplo, se algo é comunicado verbalmente, no dia a dia, essa mesma mensagem deve ser enviada pelos canais oficiais. Assim, o registro da fala será mantido, aumentando a assertividade do comunicado.

Dentre as opções de canais oficiais, você pode selecionar o e-mail ou o WhatsApp, por exemplo. Apenas lembre-se de deixar claro, para todos, qual é esse canal oficial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.