Compressas frias: Para que serve e quando usar?

As compressas frias tendem a ser um tipo de tratamento de fácil acesso, barato e muito simples de usar. Além disso, promovem efeitos super rápidos na recuperação de torções, por exemplo, diminuindo a dor e melhorando a recuperação do músculo ou articulação.

No entanto, é preciso usar as compressas corretamente, para que os resultados sejam verdadeiramente positivos.

Quando usar as compressas frias?

As compressas frias devem ser utilizadas especialmente quando alguma lesão de torção ou trauma acaba de acontecer em algum músculo ou articulação. Isso porque a função fundamental da compressa gelada é promover uma diminuição nos inchaços e nas dores.

Diferente da compressa quente, que dilata as artérias e relaxa o músculo, a compressa com água fria é capaz de reduzir a dilatação, fazendo com que a dor no local diminua. Com isso, há uma redução no fluxo sanguíneo na região, como se você “anestesiasse” o local.

Porém, é preciso que a aplicação aconteça corretamente, para que assim você consiga atingir bons resultados. Veja como aplicar a compressa fria corretamente:

Como aplicar compressas de água fria

  1. Logo após o acidente, que pode estar relacionado com uma pancada ou torção, você pode usar a compressa fria para acalmar a dor na região.
  2. Utilize gelo, dentro de um saco plástico e envolvido em um pano fralda, para não queimar a pele.
  3. Posicione a compressa diretamente na região dolorida, fazendo uma pressão suave.
  4. Deixe o gelo agir por, no mínimo, 5 minutos. Esse é o tempo mínimo para que a região de fato fique anestesiada e com um menor fluxo sanguíneo.
  5. Repita o procedimento até 3 vezes por dia, durante os três primeiros dias. Passado esse período, a compressa de água quente poderá ser utilizada, desde que não haja muito inchaço.

Quais são os benefícios das compressas geladas?

Como mencionamos, as compressas geladas são ideais para reduzir inchaços e dores. Seu efeitos benéficos são:

  • Diminui a circulação sanguínea na região da dor, agindo como um anestésico;
  • Diminui o inchaço recorrente do trauma ou torção;
  • Diminui as sensações de dores, causando alívio e conforto;
  • São econômicas e fáceis de preparar;
  • Promovem bem-estar e relaxamento depois de uma dor intensa.

Quando não usar esse tipo de compressa?

É preciso ficar muito atento ao momento em que você recorre a compressa fria. Afinal, ela não pode ser utilizada em qualquer circunstância de dor. Em alguns casos, o recomendado é a água quente, que melhora a circulação e promove o relaxamento. Veja algumas situações em que não devemos utilizar a compressa fria:

  • Cólicas menstruais: As cólicas menstruais dizem respeito à contração do útero e, portanto, não devemos usar água fria para tratar o problema. Aqui, precisamos aquecer a região para não coagular o sangue e diminuir as contrações.
  • Inflamações nas articulações: Problemas de inflamação no músculo ou nas articulações também requerem melhor circulação de sangue e aquecimento na região.
  • Hematomas e machucados, como furúnculo e tersol: Esses tipos de enfermidades requerem um cuidado especial, com compressas quentes que melhorem a circulação no local e acelerem a regeneração do tecido.

Use as compressas frias como aliada em diversos tratamentos para aliviar dores e desconfortos e conquiste mais bem-estar de uma forma simples e rápida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.