Ao longo dos últimos meses, milhares de beneficiários relataram que sofreram várias tentativas de golpes referentes a Prova de Vida do INSS. Muitos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social estão sendo procurados pelos criminosos, que buscam solicitar seus dados que estão cadastrados na União.
No momento o INSS atende 4,5 milhões de pessoas em todo o país, dispondo de canais que atuam como uma plataforma online e que recebe um alto número de ligações. Através de um documento que é conhecido e chamado de Prova de Vida, os usuários podem comprovar os seus dados e manter os benefícios sociais, como a aposentadoria.
Como funciona o novo golpe do INSS?
De acordo com algumas vítimas que registraram queixa na Polícia e no próprio sistema do INSS, os criminosos estão se utilizando da Prova de Vida para aplicar o golpe. Na teoria, eles solicitam que os beneficiários envie comprovantes de seus documentos, assim como o seu nome completo, CPF e outros dados para que eles possam acessar os dados.
Após eles terem dados suficientes para complementar o processo do golpe, os golpistas alegam que estas informações vão comprovar a autenticidade do usuário e em poucos segundos bloqueiam a vítima.
Até o momento, as vítimas estão caindo com certa facilidade no golpe, visto que o INSS apenas exige o envio do documento. O número de segurados que já tiveram os seus dados roubados é grande e sem uma campanha de prevenção, esse número deve aumentar.
INSS não entra em contato, assim como bancos
Assim como os bancos, o INSS informa que não entra em contato de uma maneira tão informal e sem nenhum tipo de segurança. Os usuários podem consultar na internet, caso elas estejam interessadas em maiores informações sobre o processo.
Ninguém pode oferecer tal serviço ou solicitar informações sem algum sentido e se por acaso ocorrer, a chance de golpe é praticamente certa. Mesmo com o aumento dos golpes, o INSS se pronunciou e informou que irá continuar produzindo o documento normalmente até o final de 2022, até o dia 31 de dezembro.
Aprenda a se proteger dos golpistas
Antes de mais nada, é preciso saber como se proteger dos movimentos dos golpistas que são cada vez mais frequentes. Mais do que nunca, qualquer segurado deve saber que o INSS jamais irá entrar em contato solicitando comprovantes ou pedindo fotos, muito menos se for através de uma rede social.
Em caso de que se necessite realizar alguma atualização documental, os indivíduos vão poder procurar a Assistência Social e realizar um processo totalmente seguro. Qualquer segurado que receber ligações suspeitas e de números que não sejam vinculados ao INSS, deve ignorar imediatamente aquela chamada suspeita.
Para consultar mais informações, os usuários podem consultar o site oficial dos benefícios e entrar em contato diretamente pelo canal de Ouvidoria e Atendimento. O telefone para contato fica disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h e o INSS atende os chamados também que são feitos pelo celular.