MEC abre período de inscrição para o ENARE 2022

O Ministério da Educação (MEC) recebe a partir desta segunda-feira, dia 12 de setembro, as inscrições para o Exame Nacional de Residência (ENARE) 2022. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) é a responsável pelo Programa de Residência Uniprofissional e Multiprofissional.

De acordo com o edital, as inscrições deverão ser feitas online, exclusivamente por meio do Portal do Enare. O período de inscrição segue aberto até o dia 3 de outubro.

Ainda segundo as orientações no edital, para efetivar o cadastro, os candidatos deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 180,00 até o dia 4 de outubro.

Os estudantes de baixa renda poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição no período de 12 a 15 de setembro. Para isso, será necessário enviar todos os documentos exigidos no edital para a comprovação de renda.

Seleção conta com duas fases

A seleção dos inscritos será feita em duas etapas: aplicação de provas objetivas e análise curricular. Segundo o cronograma, a aplicação das provas está marcada para o dia 6 de novembro de 2022.

A classificação é feita de acordo com o desempenho nas provas, de modo que as melhores notas se sobrepõem às menores, determinando, ao final, quem ocupará as vagas. Portanto, após a aplicação das provas, os candidatos usam as notas alcançadas no exame aplicado pela Ebserh na especialidade escolhida.

A fase de análise do currículo dos candidatos é exclusiva para os aprovados nas provas objetivas. 

A publicação do resultado final do Enare 2022/2023 está prevista para o final deste ano ou início de 2023. Os aprovados deverão realizar as matrículas entre 10 de fevereiro e 31 de março.

Oferta de vagas

De acordo com o MEC, ao todo participam desta edição 90 instituições e são ofertadas 1.413 vagas imediatas de nível superior.

As oportunidades são para as seguintes áreas: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Física Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Acesse o edital para mais informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UnB encerra hoje período de inscrição para o PAS 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.