Como saber se vou receber Vale Gás? Veja o passo a passo

Confira todos os detalhes sobre este benefício

Como saber se vou receber Vale Gás? Se não sabe a resposta dessa pergunta, saiba que você, junto com outros milhares de brasileiros que têm direito ao benefício, pode obter mais informações de forma simples. Basta realizar o downloads do aplicativo do Auxílio Brasil.

Por isso, separamos informações mais detalhadas sobre o Vale Gás e como consultar o benefício, sem nem mesmo precisar sair de casa. Portanto, acompanhe conosco até o final e fique por dentro desse assunto que gera muitas dúvidas para os brasileiros.

O que é o Vale Gás?

Assim como outros programas sociais, como o Auxílio Brasil, o Vale Gás é uma proposta do Governo Federal para auxiliar a população mais pobre a ter acesso a itens básicos para sobrevivência.

O programa foi implementado com o intuito de subsidiar 50% do valor médio de um botijão GLP de 13kg. Afinal, com a alta expressiva nos últimos meses, essa ajuda pode ser muito bem-vinda para a parcela mais pobre da população brasileira.

Segundo informações do governo, mais de 5 milhões de famílias recebem ajuda do governo federal, que foi aprovada no fim de 2021.

Quem pode receber o Vale Gás?

Para ter direito ao subsídio de 50% de um botijão de gás de 13 Kg a família precisa estar cadastrada no CadÚnico para programas sociais do Governo Federal.

Além disso, as famílias que têm um membro que receba o Benefício de Prestação Continuada, ou BPC, também podem se eleger ao programa.

Qual o valor do Vale Gás?

O valor do benefício é definido pelo governo geralmente uma semana antes dos pagamentos serem realizados. Logo, o Vale Gás não possui um valor definido por lei. No entanto, ele prevê a ajuda de 50% do valor médio do botijão, vigente em todo território nacional.

Para definir a média do valor, é utilizado um relatório dos últimos 6 meses. Esse relatório é produzido pela Agência Nacional do Petróleo, ou ANP. O órgão é responsável pela fiscalização e definição do preço do gás de cozinha, assim como outros combustíveis.

Como a média nacional do preço do gás está registrada atualmente em cerca de 112 reais, o valor do auxílio gás deve ficar entre 52 e 56 reais.

Como saber se vou receber Vale Gás?

Para saber se você e sua família estão inscritos para receber o subsídio do governo, é necessário comparecer ao Cras de sua cidade para atualização de dados cadastrais.

Seus dados já foram atualizados nos últimos 2 anos, você pode realizar a consulta através de seu CPF.

Dessa forma, como essa consulta se vale da mesma base de dados do programa de transferência de renda do governo, o Auxílio Brasil, você também pode realizar a consulta através do aplicativo do Auxílio Brasil, Caixa Tem ou pelo telefone da Caixa.

Aplicativo Auxilio Brasil

Se você deseja consultar o Vale Gás através do aplicativo Auxílio Brasil, será necessário realizar o download em sua loja de aplicativos.

Feito isso basta realizar o cadastro para obter login e senha e acessar a página inicial de seu perfil. Em seguida, selecione a opção Vale Gás para visualizar todas as informações a respeito de seu benefício.

Aplicativo Caixa Tem

Além do Vale Gás, por meio do aplicativo Caixa Tem você pode consultar outras informações, como o número do seu NIS e Auxílio Brasil.

Para ter acesso a essas informações, basta realizar o download em sua loja de aplicativos. Logo após fazer seu cadastro com suas informações pessoais e desbloquear o primeiro acesso ao aplicativo, através de uma mensagem de texto em seu telefone.

Por último, você poderá visualizar o valor de seu Vale Gás, além da data do próximo pagamento e outras ferramentas oferecidas pelo governo.

Telefone Atendimento Caixa ao Cidadão

Se você não quer ou não pode realizar o download de um aplicativo para fazer a consulta, existe a possibilidade de obter mais informações através do telefone de contato da Caixa ao Cidadão.

Para isso, ligue no telefone 111 e selecione a opção 1 para Auxílio Brasil e demais programas vinculados.

A seguir, selecione a opção Vale Gás e digite seu CPF para ouvir todas as informações, como valores e datas de pagamento. A ligação é gratuita e pode ser feita tanto de telefones fixos, quanto de aparelhos celulares.

Desse modo, você conseguirá consultar e saber se irá receber o Vale Gás, além das datas de pagamentos e outras informações a respeito de benefícios sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.