Como tirar as escamas do peixe de forma prática

Aprenda a remover as escamas sem dificuldades

Comer peixe é saudável e saboroso, sendo recomendado que esteja nas refeições pelo menos 2 vezes na semana. Considerando que o peixe fresco é mais barato para o bolso do brasileiro, o principal trabalho é retirar as escamas do peixe. Por isso, hoje, vamos ensinar como tirar as escamas do peixe de forma prática.

Sabemos que retirar as escamas do peixe é a parte mais complicada de limpá-lo, assim, vamos facilitar o seu trabalho dando dicas de como fazer de forma prática e rápida.

Retirar as escamas do peixe de forma prática -- Reprodução Canva
Retirar as escamas do peixe de forma prática — Reprodução Canva

Como tirar as escamas do peixe de forma prática

Você pode seguir o nosso passo a passo para facilitar a sua vida. Com essas dicas, você consegue limpar o peixe e ainda evitar a sujeira na cozinha.

Lave o peixe com água corrente

Quando o peixe é comprado, ele possui uma camada viscosa em cima das escamas. Assim, coloque o peixe debaixo da água corrente e lave, retirando essa viscosidade presente nelas.

Essa atitude faz com que você consiga segurar o peixe de forma firme, pois ele pode estar escorregadio e grudento.

Se você não retirar essa camada viscosa, o peixe poderá escorregar da mão, principalmente quando você estiver usando uma faca afiada, podendo até se machucar.

Continue lavando o peixe em água corrente após a retirada dessa película mais pegajosa, pois assim, você conseguirá soltar as escamas que estarão mais soltas e fáceis de remover.

Organize o local em que você vai retirar as escamas

Para organizar o local em que vai retirar as escamas, você pode usar jornais antigos, papel manteiga ou papelão para isso. Procure usar um material que você possa descartar depois de retirar as escamas. Assim, a sujeira pode ser facilmente organizada para colocar na lixeira.

Saiba que, retirar as escamas, pode causar muita sujeira, por isso proteja um local bem maior do que aquele que você vai usar.

Raspe as escamas 

Inicialmente, coloque luvas descartáveis para proteger as suas mãos, até porque as barbatanas, ou mesmo as escamas podem estar afiadas. 

Se você é destro, segure o peixe pelo rabo com firmeza usando a mão esquerda, agora se você for canhoto, segure o peixe com a mão direita.

Pegue uma faca afiada e vire-a para usar a parte cega dela. Assim, segure-a em um ângulo de 45º, e coloque na pele do peixe, próximo da barbatana do rabo. Raspe as escamas de toda a lateral que está virada para cima, indo da direção do rabo até a cabeça do peixe.

Para raspar as escamas, faça movimentos longos e constantes. As escamas irão começar a se soltar e sair. Continue fazendo esses movimentos até que não tenha nenhuma escama.

Vire o peixe e repita todo o processo do outro lado, assim, você retirará a maioria das escamas dele.

Na sequência, depois de remover todas as escamas com a faca, é possível que ainda fiquem algumas. Sendo assim, coloque o peixe debaixo da água corrente, lavando-o de forma a retirar alguma escama que ainda tenha ficado.

Outras maneiras de remover as escamas do peixe

Além das dicas acima, existem outras maneiras interessantes de fazer a remoção das escamas. Confira. 

Removendo a pele do peixe

Quando você for limpar o peixe, lave bem para tirar a camada viscosa e remova a pele dele juntamente com as escamas. 

Para isso, você deve abrir o peixe e, com uma faca bem afiada, retirar a pele dele, cortando o mais perto possível para não retirar a carne do peixe junto.

Cozinhe o peixe antes de remover a pele

Neste caso, antes de retirar a pele, cozinhe o peixe antes. O peixe ficará cozido com escamas e pele no corpo.

Depois de cozinhá-lo a pele ficará mais solta com o calor, e você pode removê-la de forma mais segura. As escamas sairão junto com a pele. 

Remova as escamas usando um limpador de peixe

O limpador é feito especialmente para remover as escamas do peixe, e pode ser encontrado facilmente em lojas de acessórios ou pela internet.

Esse item parece uma escova de cabelos um tanto “diferentona”, com bordas de metal dentado usadas no lugar da faca. Assim, o uso dela deve ser raspando as escamas do peixe nas laterais. Deve ser usado na direção do rabo até a cabeça.

Por fim, agora que você já está expert em retirar as escamas do peixe, preparar é o mais fácil. Por isso, não hesite em incluir o peixe nas suas refeições e seja uma pessoa saudável.

Caso fique com alguma dúvida novamente, volte aqui para conferir cada passo importante para deixar o seu peixe totalmente sem escamas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.