Como remover manchas de desodorante das roupas

Confira como se livrar de manchas que aparecem nos tecidos

Você vai vestir uma camisa nova e ela já está manchada de desodorante. O que fazer agora? Saiba que este problema tem solução, usando produtos caseiros. Assim, hoje nós vamos ensinar como remover manchas de desodorante das roupas.

Antes de tudo, vale dizer que existem duas recomendações básicas para retirar manchas de desodorante das roupas:

  • 1ª recomendação: Quanto antes você tirar as manchas de desodorante, mais fácil será para remover;
  • 2ª recomendação: Nunca utilize alvejantes para retirar as manchas. Nas roupas brancas ele pode clarear e despigmentar, rompendo os fios das peças de roupas. E nas peças coloridas, pode manchar mais ainda.
Remover manchas de desodorante das roupas -- Reprodução Canva
Remover manchas de desodorante das roupas — Reprodução Canva

Aprenda como retirar manchas de desodorante das roupas pretas

Nas roupas pretas, a mancha de desodorante será “embranquecida”, como se a cor estivesse desgastada. 

Você vai precisar de:

  • Sal de cozinha
  • Sal grosso
  • Sal de cozinha
  • Sal grosso

Como retirar a mancha de desodorante da peça:

  • Primeiramente, separe o local da mancha da roupa e molhe com água somente no local. Na sequência, misture sal de cozinha e sal grosso em igual quantidade e coloque em cima da mancha, deixando a mistura agir por alguns minutos.
  • Logo após, esfregue a mancha usando as mãos ou uma escova macia. Passe a mancha na água para retirar a mistura de sal e lave como de costume. 
  • Por fim, coloque a peça de roupa para secar na sombra.

Aprenda como retirar manchas de desodorante das roupas brancas

As manchas de desodorante das peças de roupas brancas ficam com aparência amarelada. Desta forma, a maneira de retirar as manchas é ir testando as receitas até retirar a mancha por completo, pois cada material das peças age de forma diferente na retirada das manchas.

Para iniciar, a recomendação é usar suco de limão, tendo em vista o seu poder antioxidante. Assim, é percebido que nas manchas é possível reduzir alguns tons de amarelo.

Molhe a peça no local da mancha e aplique suco de limão, esfregando com as mãos ou usando uma escova macia. Depois lave normalmente como de costume. Seque a peça na sombra.

Se a mancha não sair por completo, você pode fazer o teste usando bicarbonato de sódio. Para tanto, molhe a peça no local da mancha e aplique o bicarbonato na mancha, deixando atuar por 15 minutos. Enxágue bem a peça com água e lave normalmente, secando na sombra.

Outro produto caseiro que você pode usar para retirar manchas de desodorante das roupas brancas é o vinagre de álcool. Assim, para limpar as manchas você precisa molhar o local da mancha e passar uma mistura de vinagre com bicarbonato de sódio. Esfregue com as mãos ou com uma escova suave, e lave normalmente.

Aprenda como retirar manchas de desodorante das roupas coloridas

As roupas coloridas exigem cuidados especiais, uma vez que dependendo do produto que você utilizar, pode desbotar a cor da roupa. E uma roupa com mancha ou desbotada pelo tempo não é nada legal, concorda?

Sendo assim, separe então o local da peça de roupa colorida e molhe cela om água corrente da torneira. Feito isso, na sequência aplique vinagre de álcool da peça de roupa e dê uma esfregada com as mãos ou com uma escova macia. Enxágue o local da mancha para retirar o vinagre completamente, afinal, o vinagre sozinho também pode acabar causando mais manchas!

Coloque a roupa colorida em um balde com água e 5 colheres de sopa de sal de cozinha e a mesma quantidade de bicarbonato de sódio. Deixe a peça de roupa nesta mistura por aproximadamente 2 horas e lave a roupa como de costume. 

Não esqueça de secar as peças de roupa coloridas na sombra.

Uma última recomendação: 

Não esqueça de separar as roupas brancas das roupas coloridas na hora de lavar na máquina, além de usar a dosagem e as recomendações de uso da embalagem do sabão em pó. Se você colocar o sabão em pó diretamente sobre as peças de roupa, você pode conseguir manchas que demorarão para sair depois.

Por fim, agora que você já leu todo o artigo, você já sabe como remover as manchas de desodorante das roupas. Assim, pegue aquela sua camisa manchada e remova as manchas como indicamos! Dessa forma, você pode se surpreender com os resultados!

As dicas e receitas aqui apresentadas vão ser fundamentais para deixar suas roupas limpas e novas outra vez! Assim, sempre que achar necessário, volte nesta publicação e refresque a memória com as formas de eliminar todas as manchas mais chatas que o desodorante acaba deixando nas roupas com o passar do tempo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.