Como proteger a pele do sol? Dicas além do protetor!

Além do uso do protetor solar, é possível proteger a pele do sol com outras medidas que visam criar um bloqueio desses raios na pele. Embora uma coisa não exclua outra, elas podem caminhar “lado a lado” sem problemas. Inclusive, essas combinações podem aumentar ainda mais a proteção da pele. Quer saber como fazer isso? Então acompanhe este conteúdo até o fim!

Dicas de como proteger a pele do sol

Existem cuidados que podem complementar na hora de proteger a pele do sol. Veja algumas possibilidades:

1. Uso de roupas apropriadas

Apesar de o uso do protetor solar não poder ser descartado, as roupas compridas e com índice de proteção solar podem ajudar a manter a pele “a salvo” das queimaduras e dos raios de sol. Para isso, é importante adquirir roupas que sejam desenvolvidas para a exposição, e não apenas usar peças que sejam manga longa, está bem? Embora, neste segundo caso, a pele também seja protegida, usar tecidos especiais pode ser mais efetivo.

2. Uso de chapéus largos

Os chapéus largos podem ajudar na hora de proteger a pele do rosto, uma vez que projetam sombra nessa região. Além disso, dependendo do tipo de chapéu usado, ou seja, de acordo com o seu formato, também é possível promover uma maior proteção para outras partes do corpo.

Você também pode gostar:

Você sabe usar protetor solar corretamente?

3. Evitar exposição entre 10h e 16h

Entre 10h e 16h o sol costuma ser mais forte, o que pode causar maiores queimaduras na pele. Portanto, para protegê-la desse tipo de problema, considere evitar se expor durante esse horário. Busque se expor ao sol nesses horários apenas quando for extremamente necessário, ok?

4. Consumir alimentos que ajudam a proteger a pele

Você sabia que a alimentação também pode fazer toda a diferença quando pensamos em proteger a pele do sol? Isso mesmo! Afinal, o que comemos afeta diretamente a nossa saúde de maneira geral, inclusive a cutânea. Sendo assim, considere consumir alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas), vitamina E (amêndoas, castanhas e azeite), licopeno (tomate, melancia) e ômega-3 (peixes de água fria, como salmão e atum).

Desse modo, esses alimentos também ajudarão na hora de criar uma fotoproteção na pele.

5. Manter-se à meia sombra sempre que possível

Pode parecer uma dica óbvia, mas vale a pena deixarmos ela frisada por aqui: procure a sombra sempre que possível, especialmente se você não tiver protetor solar. E, mesmo que tenha, ficar à meia sombra, como embaixo de um guarda-sol, pode ser mais seguro do que se expor completamente aos raios solares.

Dessa maneira, você poderá proteger a pele do sol e, inclusive, garantir momentos mais agradáveis e confortáveis. Até porque, ficar totalmente exposto ao sol, durante muito tempo, pode ser bem desconfortável devido ao calor, não é mesmo?

 

Lembrando, ainda, que essas dicas não excluem o uso do protetor solar. Elas são apenas um complemento para proteger ainda mais a pele, ok? 🙂

Além disso, considere conversar com o seu dermatologista caso tenha alguma dúvida com relação ao que pode ser feito para proteger a sua pele.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.