MEC abre consulta de vagas para o SiSU 2023/1; veja as principais datas

O Ministério da Educação (MEC) abriu a consulta de vagas ofertadas na 1ª edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023. Desse modo, os interessados já podem conferir no site do SiSU os cursos para os quais há oferta de vagas. 

A pesquisa de vagas poderá ser feita pelo nome do curso de interesse ou por município e por instituições de ensino superior. É possível também conferir a lista completa de cursos. Segundo o MEC, a 1ª edição do SiSU 2023 contará com a oferta de mais de 222 mil vagas.

O SiSU é um programa do governo federal por meio do qual o MEC seleciona jovens estudantes para ingresso em cursos de ensino superior ofertados em instituições públicas. A classificação dos inscritos é feita por meio do desempenho dos participantes na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Desse modo, só poderão participar do SiSU 2023/1 os estudantes que tenham feito as provas do Enem 2022 e que não tenham zerado a nota da prova de redação. De acordo com as regras do MEC, os estudantes que fizeram o exame na condição de “treineiros” não poderão participar do SiSU. 

Cronograma do SiSU 2023/1

A pasta já publicou o edital do SiSU 2023. De acordo com o documento, o período de inscrição será do dia 16 ao dia 24 de fevereiro. Os interessados poderão se inscrever de forma gratuita por meio do do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

A publicação do resultado do SiSU 2023/1, que conta com apenas uma chamada única, está prevista para o dia 28 de fevereiro. Os candidatos não convocados poderão continuar na disputa por uma vaga através da lista de espera. O período para manifestar interesse na lista de espera será de 28 de fevereiro a 8 de março.

Veja o edital na íntegra para mais informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFVJM encerra nesta segunda (30) o período de inscrição para vagas ociosas com ingresso em 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.