Como montar a lista de tarefas do dia?

Para montar a lista de tarefas do dia é preciso avaliar uma série de pontos importantes na sua agenda. Afinal, não adianta apenas listar um monte de atividades, de modo aleatório, e esperar que as demandas sejam vencidas dessa forma, concorda?

Por isso, neste conteúdo nós trouxemos algumas dicas super simples, mas que quando colocadas em prática, podem mudar a sua forma de organizar seu checklist diário. Confira e inspire-se em nossas ideias!

Como montar a lista de tarefas do dia?

Existem diversas formas de montar a lista de tarefas do dia. Você precisa encontrar o fluxo que seja mais adequado para a sua maneira de trabalhar.

Porém, uma coisa costuma ser bastante consensual: montar a lista de tarefas no dia anterior tende a ajudar bastante. Isso porque, no dia seguinte, você não precisa começar a sua manhã tomando mil e uma decisões, analisando as prioridades, por exemplo.

Sendo assim, se você quer otimizar na hora de montar a sua lista de tarefas, procure fazer isso no dia anterior e considere, ainda, as dicas que trouxemos a seguir, caso elas façam sentido para você:

1. Liste as tarefas que são diárias

Sim, parece óbvio, mas às vezes nos esquecemos de pequenas tarefas que são diárias. Por exemplo, responder o e-mail é uma tarefa diária, certo? Então certifique-se de incluir isso na sua lista. Depois, vá anotando tudo o que deve ser feito todos os dias, para ter uma consciência de que um bloco do seu dia será semelhante, sempre e diariamente.

2. Verifique quais demandas estão com o prazo apertado

Depois de anotar tudo o que deve ser feito todos os dias, é hora de verificar as demandas que estão com prazos apertados. Tem algo para entregar amanhã? Que tal colocar na lista de tarefas de hoje? Sempre tente manter uma folguinha entre a entrega e o momento de fazer uma tarefa. Assim, caso haja contratempos, você ainda tem um tempinho de respiro.

3. Saiba quantas demandas podem ser resolvidas por dia

Descubra quantas tarefas você consegue finalizar por dia. Isso pode ser descoberto à medida que você pratica a autoanálise e avalia a sua forma de executar determinadas atividades.

Ter essa consciência é fundamental para montar a lista de tarefas do dia que não seja excessiva, ou curta demais.

4. Estabeleça uma ordem de prioridade

Depois de ter uma visão geral de tudo o que você pode, consegue e deve fazer cada dia, é hora de estabelecer uma ordem de prioridade. O que deve ser feito primeiro? Aquelas tarefas diárias. Depois? Aquelas que podem ter prazos mais curtos. E assim sucessivamente.

5. Pense nos momentos de pausa do seu dia

Por fim, e igualmente importante, na hora de montar a lista de tarefas do dia você deve considerar as pausas do seu dia. Isto é, se você trabalha 8 horas por dia, não pode listar tarefas que cravem essas 8 horas, certo? É necessário considerar as pausas e, inclusive, os contratempos, a fim de manter tudo organizado, sem sobrecarregar a sua mente e o seu corpo.

 

Esperamos que este texto possa ter lhe aberto alguns caminhos interessantes para montar a lista de tarefas do dia. Bom trabalho!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.