Para melhorar a ansiedade no trabalho é necessário fazer algumas mudanças nas ações cotidianas. Às vezes, nossa própria maneira de se portar é capaz de provocar os gatilhos emocionais causadores das crises de ansiedade.
Assim sendo, veja agora como você pode aliviar a sensação provocada pela ansiedade e tenha um dia a dia mais equilibrado.
Como melhorar a ansiedade no trabalho
Lembre-se de que a tarefa de melhorar a ansiedade no trabalho é gradativa e não acontecerá de uma hora para outra. É preciso estabelecer uma rotina saudável que inclua bons hábitos, todos os dias, para assim garantir mais saúde mental e qualidade de vida.
Com isso em mente, veja agora como você pode melhorar a ansiedade no trabalho:
1- Não guarde tudo para si… Converse!
Sabe aquela atitude de querer guardar os anseios para si? Pois bem, ela pode estar sufocando você. Isso porque à medida que guardamos os sentimentos e medos, tendemos a criar um acúmulo de emoções em nosso corpo, mente e “coração”.
Por isso, uma forma de melhorar a ansiedade no trabalho é justamente conversando sobre o que pode estar afligindo você. Mas, lembre-se de conversar com alguém que você confia, ok?
2- Faça pausas inteligentes
Embora a sua rotina de trabalho possa parecer calma e pouco corrida, as pausas são fundamentais. Não sobrecarregue a sua mente trabalhando sem parar. É essencial que você tire alguns minutos para desfocar de tudo e simplesmente descansar a mente. Isso fará toda a diferença na sua vida.
3- Aprenda a organizar a sua rotina de trabalho
Tenha um dia a dia organizado. Afinal, não há como melhorar a ansiedade no trabalho se você não sabe quais são as suas prioridades e objetivos diários. Portanto, crie o hábito de traçar as suas metas semanais e busque-as – isso lhe dará a sensação de dever cumprido no final.
4- Não aceite demandas que ultrapassem os seus limites
Praticar o autoconhecimento pode ajudar a melhorar a ansiedade no trabalho, tendo em vista que você saberá quais são os seus limites e, mais tarde, poderá negar demandas que não são condizentes com a sua atuação ou disponibilidade.
Não aceite trabalho apenas para “agradar” o chefe! Respeite os seus limites e seja sincero com os gestores.
5- Pratique técnicas de respiração
Quando a crise de ansiedade estiver muito forte, tente apostar em técnicas de respiração. Sinta o ar entrando em seus pulmões e pratique a respiração diafragmática. Isso tende a trazer o seu foco para o agora, além de acalmar os seus batimentos cardíacos.
6- Busque ajuda profissional
Não fique sofrendo sozinho e calado. Busque ajuda profissional para conseguir melhorar a ansiedade no trabalho! Você não precisa vencer essa batalha sem que ninguém saiba. Afinal, a busca pela psicoterapia é uma prova de amor à sua saúde mental. Pense nisso.
7- Aceite que não podemos controlar tudo… E ainda bem que não!
Lembre-se ainda de que não temos a capacidade de controlar tudo, e que muitas coisas não estão ao nosso alcance. Essa visão de mundo pode tirar um “peso das costas” e fazer com que você se sinta menos ansioso. Afinal, aceitar que erros e tropeços acontecem é de suma importância para ter mais qualidade de vida e menos autocobrança. 😉