Como me tornar um motorista de aplicativo?

A opção de trabalho pode ser uma saída em tempos de crise

O transporte por aplicativo já faz parte da vida da maioria das pessoas. A facilidade em solicitar um veículo aonde estiver, por meio do celular, com um preço em conta, atraiu e fidelizou uma boa parte da população. Hoje, carros de aplicativos fazem parte do cenário urbano, e o que não falta são opções – em cidades maiores, o consumidor pode escolher entre várias empresas de transporte.

“Explosão” de plataformas de mobilidade

Mesmo antes da pandemia, houve uma grande ascensão das plataformas por aplicativos, sendo o exemplo mais conhecido, a Uber. Com o desenrolar da pandemia da Covid-19, a insegurança financeira causada pela crise econômica levou muitos a trabalharem para um aplicativo de transporte.

Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) publicada no site O Povo, o aumento dos empregos não tradicionais (como autônomos e trabalhadores temporários) tem crescido continuamente devido ao avanço tecnológico que facilita mais contratações de curto prazo. E mesmo quem já estava empregado, sofreu com a queda em sua renda e falta de estabilidade em seus empregos.

A pesquisa ainda relata que no Brasil, aproximadamente 1,4 milhão de trabalhadores estão em atividades no setor de transporte de passageiros e de mercadorias por aplicativo. Há cinco anos, em 2016, esse número era de 870 mil. E não é pra menos: em São Paulo, por exemplo, 76% das pessoas usam algum tipo de transporte por aplicativo.

Se você considera ser motorista de aplicativo, seja para complementar a renda ou por tempo integral, é importante conhecer antes tudo o que isso envolve, para que seu esforço realmente compense. Continue lendo!

Como deve ser o veículo utilizado?

As exigências variam um pouco em cada uma das plataformas de transporte. Conheça a seguir as principais empresas atuando hoje e suas principais exigências.

Uber

A Uber conta com diferentes categorias. Algumas delas exigem carros mais simples (e suas viagens são mais baratas para os passageiros), enquanto outras são mais sofisticadas. São elas:

UberX:

Aceita carros fabricados a partir de 2008. Os modelos devem ter 4 portas, mínimo de 5 lugares e ar-condicionado.

Uber Select:

Aqui, temos as mesmas exigências do UberX, exceto o ano de fabricação, que deve ser a partir de 2014. A viagem é um pouco mais cara para o passageiro, mas que também rende cerca de 20% a mais para o motorista parceiro. Também, a seleção de modelos de veículos passa a ser mais rigorosa. Veja a lista no site da Uber.

Uber Black:

Neste último nível, as exigências sobem de patamar. Além dos requisitos das outras duas categorias, também é preciso contar com modelos SUV ou sedã na cor preta. Na parte interna, os carros obrigatoriamente devem ter bancos de couro, o que deve ser comprovado para que a plataforma aceite o cadastro do motorista na categoria.

Em relação ao ano de fabricação, a Uber Black tem uma variação conforme o modelo. Confira a lista completa aqui.

Uber Eats:

Transporta refeições ao invés de pessoas. É interessante para quem já transporta refeições para outras plataformas, pois não é necessário exclusividade. Assim, você aumenta a oportunidade de ganhos.

Atente que nenhuma categoria da Uber aceita carros com adesivos, assim como camionetes, vans e veículos com placa vermelha.

Cabify

Na Cabify, em geral, carros com até 8 anos podem ser aceitos, mas tudo depende do modelo escolhido. Alguns veículos devem ter no máximo 5 anos de rodagem para serem cadastrados no aplicativo.

A Cabify não aceita carros em cores exóticas, como laranja, fúcsia e verde-limão. Outra exigência é que o carro tenha rádio com MP3 à disposição do passageiro, assim como ar condicionado.

A plataforma tem um padrão elevado porque procura manter o diferencial pela qualidade no atendimento, mas também paga um maior valor para seus motoristas (até 85% do valor da corrida). Aqui você encontra mais informações sobre os modelos aceitos.

A Cabify também zela pela segurança, sendo que todas as viagens são monitoradas e, a identidade dos passageiros, sempre verificada.

99

A 99 é um aplicativo que tem como característica uma menor exigência quanto às características dos veículos, que podem ter até 9 anos de fabricação, além dos atributos básicos como modelos 4 portas e ar-condicionado. No entanto, isso pode variar um pouco de cidade para cidade. Saiba mais a respeito aqui.

Garupa

O Garupa conta com cinco categorias de transportes: Clássico, Executivo, Objetos, Kids, Pet e Mulher. As exigências para o ano de fabricação dos veículos varia entre 2010 e 2015, bem como os modelos e a remuneração dos motoristas.

Lady Driver

Um aplicativo exclusivo para mulheres e que está despontando no mercado. O grande diferencial é a segurança oferecida as passageiras e motoristas.

Mulheres que queiram atuar como motoristas precisam se cadastrar e, posteriormente, passar por uma entrevista. A plataforma também funciona como franquia: é possível investir em uma licença para implantar o serviço em sua cidade e contratar parceiros.

Quem pode ser motorista de aplicativo?

As principais empresas do ramo também estabelecem alguns critérios para os motoristas que pretendem atuar neste segmento. Os principais documentos são os mesmos para as principais plataformas:

  • CNH definitiva (carteira de motorista), categoria B; com a sigla EAR (Exerce Atividade Remunerada);
  • Certidão de Antecedentes Criminais;
  • Documentação do carro (CRLV).

Além desta documentação e outras que poderão ser pedidas, é preciso ter um smartphone com o aplicativo exclusivo para motoristas, que pode ser encontrado no Google Play (para telefones Android) e na App Store (para quem usa iPhone).

Com a pandemia, a maioria das plataformas passou a disponibilizar também álcool em gel e máscaras na sede e na maioria dos escritórios locais. Estes itens devem estar no carro sempre.

Dicas de diferencial no atendimento

Se você quer entrar de sola no serviço de aplicativos e fazer bonito nas avaliações, tenha sempre consigo os itens abaixo, para prestar um atendimento inesquecível:

  • Um carregador de celular, lembre-se que sua comunicação depende dele;
  • Lenços umedecidos ou de papel;
  • Cadeirinha ou assento para bebês e crianças;
  • Agua, balas, biscoitos e outros lanchinhos (mantendo os cuidados com a higiene).

 Saiba que, se decidir se tornar motorista de aplicativo, as avaliações dos clientes vão passar a ser sua preocupação. Péssimas notas no aplicativo podem fazer com que você seja banido do sistema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.