Veja como limpar piscina facilmente

Confira as nossas dicas para manter sua piscina sempre pronta para um bom banho

Hoje vamos te mostrar como limpar piscina facilmente com dicas incríveis de limpeza. Quem tem piscina em casa sabe o quanto é difícil manter sua limpeza. Além disso, contratar alguma empresa para fazer o serviço pode ser muitas vezes caro e fora do orçamento. Todavia, fazer a limpeza da sua piscina não é nada impossível e pode ser facilmente aprendida com algumas dicas que separamos neste artigo.

Como limpar piscina facilmente

Ao contrário do que muitos imaginam, a limpeza da piscina não se resume apenas à superfície. Então, não adianta apenas usar a peneira para remover insetos ou folhas. Limpar o resto da piscina é crucial para que ela não fique verde ou turva. Então, vamos aprender como limpar piscina facilmente!

Parte externa

Comece a limpeza com a parte externa. Então, antes mesmo de começar a limpeza na água, limpe por fora. Dessa forma, dê atenção ao deck, cadeiras, borda e tudo que estiver ao entorno para que nenhuma sujeira vá para a piscina após ela estar limpa.

Não se esqueça de que para cada tipo de material é necessário um produto diferente. Então, antes de limpar, verifique se os produtos usados realmente podem ser usados nessa área.

Fazendo a limpeza do pré-filtro

Depois de limpar o lado de fora, chegou a hora de começar de fato a limpeza da piscina. Esse dispositivo geralmente fica na lateral da piscina, fazendo a captação de sujeira. Então, comece por ele. Dessa forma, esvazie a limpeza manualmente. Não se esqueça de desligar o sistema de filtração e fechar os registros necessários antes de abrir o compartimento pré-filtro.

No seu dia a dia, sempre tente esvaziar a sujeira desse pré-filtro, pois, assim, quando for fazer a limpeza mais pesada, ficará mais fácil.

Comece a limpeza na água

Feito os dois passos anteriores, chegou a hora de começar a limpeza na água. Comece com a peneiração e vá retirando qualquer folha, inseto, poeira ou qualquer outro tipo de sujeira que esteja na superfície da piscina. Para isso, use uma peneira para a realizar a limpeza.

Parta para a escovação

Depois dos passos acima, chegou a hora de começar a escovação, que é a limpeza de todo o revestimento da piscina. Essa etapa é muito importante para evitar manchas e o acúmulo de bactérias. Então, para escovar a piscina, use sempre escovas macias, independente de qual for o tipo de revestimento em sua piscina.

Aspiração da piscina

Aspiração da piscina - Reprodução Canva
Aspiração da piscina – Reprodução Canva

Chegou a hora de aspirar, essa etapa é a que mais exige paciência para quem está limpando a piscina. Depois da escovação da piscina, verifique a necessidade de utilizar um decantador na piscina. Se for necessário, jogue o decantador na piscina de acordo com as instruções. Geralmente é necessário que o produto fique agindo por 12 horas na piscina.

Durante a aspiração, apenas o registro da aspiração deve estar aberto e todos os outros fechados. Pelo menos um dos retornos deve estar aberto de modo que a água aspirada retorne para a piscina.

A aspiração da piscina deve ser realizada lentamente para que a sujeira decantada não volte a ficar em suspensão na água.

Dê uma maior atenção para os cantos da piscina, que são onde a sujeira tende a acumular mais. Então, quando finalizar a aspiração da piscina, tome cuidado ao remover a mangueira do dispositivo de aspiração. Afinal, parte da sujeira pode ter ficado retida dentro da mangueira e cair novamente dentro da piscina. Então, coloque para fora da piscina as duas pontas da mangueira antes de removê-la de dentro da água.

Tratamento químico da água 

O tratamento químico da água também é muito importante, pois ele ajuda a controlar o pH da água, além de manter a alcalinidade. Além disso, nem toda a sujeira é visível, e com o tratamento químico é possível eliminar todos esses vestígios que não podemos ver. Durante o processo, vá medindo a alcalinidade da piscina e corrigindo de acordo com a necessidade.

O cloro específico para o tratamento da água é aquele que desinfeta a água matando os microrganismos que podem ser nocivos à saúde. Assim, quando dissolvido na água, ele pode funcionar como bactericida e fungicida, além de ser indispensável para que a piscina esteja boa para nadar.

Sempre leia atentamente o rótulo dos produtos para saber quais são as precauções necessárias a ter antes da aplicação do produto.

Seguindo todas as dicas acima, a sua piscina ficará sempre super limpa. Então, lembre-se de fazer limpezas periódicas e não deixar com que ela acumule, pois pode manchar sua piscina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.