Aprenda como limpar ralos do banheiro

Descubra como se livrar da sujeira do ralo de maneira simples

Limpar os ralos do banheiro pode ser uma tarefa bastante desagradável, mas é extremamente necessária para você manter a limpeza e higiene do ambiente. Muitas vezes, a maior parte da sujeira vem diretamente do ralo e, com ela, vêm os maus odores. Para você aprender como limpar ralos do banheiro adequadamente, separamos algumas dicas incríveis para você seguir. Confira agora.

Saiba mais sobre como limpar ralos do banheiro

Limpar ralo de banheiro -- Reprodução Canva
Limpar ralo de banheiro — Reprodução Canva

O banheiro é o cômodo da casa que mais precisa de limpeza do que os demais, sendo assim necessária uma limpeza tão constante, quase sendo diária. Caso contrário, os odores fortes podem dominar o lugar e se espalhar pelo restante da casa. Com o ralo é a mesma coisa, pois se ele não for devidamente higienizado, pode entupir e deixar os odores ainda piores.

Saiba como limpar ralos do banheiro

Confira agora, logo abaixo, algumas formas de como você pode limpar o seu ralo do banheiro de uma maneira adequada e que seja suficiente para acabar com os odores e deixar o ambiente limpo.

Faça uso de água quente para limpar

Você pode usar esse método para deixar o ralo de molho e acabar eliminando todos os excessos de sujeira que estão agarrados nele e que podem estar impedindo de funcionar normalmente. Com o passar do tempo, conforme vamos tomando banho e lavando o cabelo, algumas coisas vão ficando presas dentro do ralo.

E isso acaba impedindo o funcionamento dele, inclusive deixando acumular odores que se espalham pelo ambiente. Porém, diferente do que você pode pensar, é muito simples de acabar desentupindo o ralo.

Para as limpezas de rotina, você só precisa despejar um pouco de água fervente no ralo. Isso ajudará a desentupir. Então, pelo menos 2 a 3 vezes na semana, ferva um pouco de água e despeje ela nos ralos do banheiro. Se não for suficiente, você pode colocar um pouco de sabão em pó e bicarbonato de sódio, para agir melhor e dar uma esfregada com uma escova.

Faça uso da água sanitária no ralo

No caso de você sofrer com aqueles mosquitinhos chatos de banheiro, a água sanitária é um ótimo agente contra eles, que é capaz de eliminar todos. É muito simples e, ainda por cima, ajuda a desinfetar o ralo.

Tudo o que você precisa fazer é, primeiramente, colocar alguns poucos milímetros do produto em um copinho medidor e completar com um pouco de água morna. Despeje ao redor do ralo e esfregue a mistura com uma escova de cerdas grossas, a fim de eliminar toda a sujeira.

É importante que você se atente, principalmente, para fazer uma limpeza um pouco mais pesada. Esse tipo de limpeza deve ser feita uma vez na semana, pelo menos. Isso afastará os maus odores e aqueles insetinhos chatos de banheiro, deixando o seu ralo limpo adequadamente.

Faça uso de detergente

Você sabia que pode garantir um ralo limpo e livre de odores, apenas com detergente e água? É muito simples de fazer, e você não vai precisar reclamar na hora da limpeza. Também deve ser feito frequentemente, afinal, você não deve negligenciar esse tipo de limpeza. Ele serve para deixar o ralo um pouco mais claro e brilhante, enquanto limpa todas as sujeiras.

Coloque um pouco de detergente em um copo de água e faça uma mistura. Então, despeje essa mistura diretamente no ralo, deixando um pouco para ser usada para esfregar toda a região. Você pode fazer uso de uma escova com um cabo um pouco maior para ajudar a esfregar por dentro. Ao fim disso, você só precisará despejar um pouco de água quente no ralo para enxaguar.

Faça uso de vinagre e bicarbonato de sódio

Outro truque, que pode te ajudar na hora que você for limpar o ralo, é fazer o uso do vinagre e bicarbonato de sódio. Essa misturinha serve para diversos tipos de limpeza da casa e é adequada para qualquer situação, pois age para limpar e neutralizar maus odores.  Você pode utilizar essa misturinha quando você estiver precisando muito desentupir o ralo.

Para você usar essa mistura no ralo, você precisará primeiramente separar um copo com água morna, vinagre e bicarbonato de sódio. Misture bem até ficar homogêneo. Despeje metade no ralo e deixe agir por alguns minutos com a tampa fechada.

Quando passar desse tempo, basta você abrir novamente, despejar mais um pouco do conteúdo e esfregar toda a região. Por fim, o que você precisará fazer é apenas despejar um pouco de água morna para que o ralo fique limpo como nunca!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.