Como escolher batata doce no mercado; saiba dicas e uma receita especial

Confira as nossas dicas para levar a melhor batata doce do mercado

Já se perguntou como levar as melhores batatas doce para casa na hora das compras? Assim como outros tipos de alimento, podemos ter dúvidas na hora de colocar o produto no carrinho. Portanto, a nossa dica da vez é a batata doce! Vem com a gente para conhecer mais dessa delícia! Por isso, vamos te ensinar como escolher batata doce no mercado! Confira agora mesmo as nossas dicas incríveis e aproveite!

Saiba mais sobre a batata doce

Afinal, como escolher batata doce no mercado? A batata doce é uma das raízes mais conhecidas no Brasil. Ela é usada bastante, inclusive para pessoas com restrições alimentares, em dieta e até por quem precisa controlar o índice glicêmico mesmo sendo “doce”.

Estudiosos das histórias dos alimentos dizem que a batata doce começou a ser produzida pelos povos tradicionais nos territórios da Cordilheira dos Andes, muito antes da chegada de colonizadores. Porém, independente de suas origens, a batata doce tomou os lares brasileiros, que a consomem nas refeições. Ela pode ser frita, assada ou apenas cozida, acompanhada de um cafezinho.

Por ser tão popular, é bem raro faltar batata doce nos mercados onde fazemos compras. Então, são sempre encontradas com a variedade roxa ou branca.

Mas como escolher a batata doce no mercado?

Para escolher a batata doce, siga três passos bem simples. O primeiro passo é começar, antes, escolhendo um bom lugar para comprar. Compre em um lugar de confiança e observe a forma como a batata doce está disposta e acondicionada. Na verdade, essa dica serve para qualquer lugar onde seus alimentos são comprados. Então, confira agora algumas dicas adicionais. 

Você também pode gostar:

Firmeza 

Pegue a batata doce e veja se ela está firme e sem pedaços murchos. Não se preocupe se ela estiver “meio tortinha”, ou seja, sem uniformidade (como costuma ser a batata inglesa). Afinal, isso não tem o menor problema. Dessa forma, o formato da batata doce, ao “nascerem”, vai se adaptando ao solo, e nem sempre isso ocorre uniformemente.

Analise a superfície

Dê uma boa olhada em toda a superfície. Se na batata doce estiverem nascendo brotos, tenham pontos mofados, escuros e úmidos, então ela não estará boa para o consumo. Uma boa ideia é não comprar grandes quantidades de batata doce. Então, planeje o consumo para evitar desperdício.

Como armazenar a batata doce em casa

Caso opte por colocá-la na geladeira, use sempre a gaveta de verduras. Afinal, em prateleiras mais altas, a alta temperatura pode causar ressecamento na batata doce; pode retirar do plástico que foi colocado no mercado.

Além disso, se não for usar a geladeira, já que não é obrigatório refrigerar batata doce, coloque em um lugar seco e bem fresquinho. Isso serve para todas as frutas e alimentos, então não deixe-os “tomando sol”.  

Guarde no máximo por 2 semanas – por isso a dica de planejar o cardápio para não perder alimentos.

Confira essa receita incrível de nhoque de batata doce

Confira essa receita incrível de nhoque de batata doce - Reprodução Canva
Confira essa receita incrível de nhoque de batata doce – Reprodução Canva

O tempo médio de preparo é 1 hora e rende 4 porções. É bem fácil de preparar. Para fazer a massa do Nhoque, você vai precisar de:

  • 1 kg de batata doce cortada em pedaços;
  • Sal e pimenta a seu gosto;
  • Dois dentes de alho amassados;
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina;
  • 1 ovo inteiro;
  • Meia xícara de amido de milho;
  • Folhas de manjericão;
  • 5 tomates maduros e picados;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 1 cebola média bem picadinha;
  • Sal a gosto;
  • E, opcionalmente, meia xícara de manjericão.

Passo a passo do nhoque

Prepare o molho como de costume, ou seja, aqueça a panela com o azeite e frite a cebola e o alho. Não deixe queimar! Você pode bater o tomate no liquidificador ou amassá-lo bem (tem pessoas que gostam de molho de tomate com pedacinhos, que é uma delícia mesmo). Depois, acrescente o tomate, tempere com sal e pimenta (se gostar) e cozinhe, mexendo bem, até o molho ficar “grossinho”. Por fim, coloque o manjericão, desligue o fogo e vamos para a massa do Nhoque!

Fazendo a massa do Nhoque: cozinhe a batata doce até ficar bem cozida. Depois de escorrer a água, amasse até formar um purê.  Agora, junte o ovo, a manteiga e o sal. Coloque o amido de milho aos poucos e misture até incorporar e homogeneizar a massa.

Depois da massa pronta, faça pequenos rolinhos com as mãos e separe.

Tome uma panela com água, aqueça-a e cozinhe o nhoque aos poucos. Assim como no nhoque de batata inglesa, quando a massa subir, retire e coloque em uma assadeira de vidro. Por fim, jogue todo o molho em cima da massa e sirva.

Esperamos que você aproveite muito bem a sua batata doce, agora que já sabe escolher a melhor do mercado e a fazer um nhoque maravilhoso! Bom apetite!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.