Como funciona uma auditoria interna e para que serve?

Confira todos os detalhes sobre este processo importante para a empresa

A auditoria interna tem como função detectar falhas e erros nos processos da empresa. Além disso, é utilizada para receber qualquer uma das rubricas da ISSO. Por isso que hoje, nós falaremos sobre como funciona uma auditoria interna e para que serve.

Para que serve uma auditoria interna?

Realizar uma auditoria interna, significa executar uma busca em todos os processos gerenciais, de forma a identificar problemas existentes. E assim, apresentar soluções para resolver. Como é um fato que ocorre dentro da empresa, é possível constatar in loco, os problemas e direcionar ações efetivas para solucioná-los.

Normalmente a auditoria interna é realizada quando a empresa cogita aumentar a qualidade dos produtos, com a intenção de se tornar um diferencial diante da concorrência.

Como funciona uma auditoria interna e para que serve?
Como funciona uma auditoria interna e para que serve? Foto: Canva Pro

Como funciona uma auditoria interna?

A auditoria interna é realizada por um ou mais colaboradores indicados pela diretoria, para determinar as rotinas, bem como indicar outros funcionários que podem contribuir com o trabalho a ser feito. Normalmente a escolha ocorre considerando a sua qualificação profissional.

É um trabalho simples, mas minucioso. Então, são detectadas as necessidades de melhorias, além de determinar as responsabilidades pelas falhas, erros ou desvios que podem estar ocorrendo.

Após a identificação das falhas e dos pontos que necessitam ser melhorados, o auditor precisa direcionar ações que possam ser eficazes para corrigir de maneira efetiva. À empresa, cabe a responsabilidade de oferecer meios para que as soluções apresentadas sejam efetivadas.

Normalmente, a auditoria tem como principais objetivos:

  • Investigar as irregularidades e levantar as possíveis causas;
  • Criar projetos de melhorias;
  • Criar padrões de qualidade para os produtos ou processos;
  • Investigar os principais gargalos de produção;
  • Identificar as relações existentes entre causas e efeitos.

Qual a importância de se realizar uma auditoria interna?

Realizar uma auditoria interna soa como um alerta afirmando que realmente existem problemas e precisam ser identificados. Normalmente, é um procedimento que não é bem visto pelos colaboradores. Pois, a impressão que passa, é que eles estão fazendo algo errado.

E não é essa a função da auditoria. Na verdade, uma das funções é encontrar possíveis falhas que precisam passar por correção. No entanto, os colaboradores não precisam se preocupar, pois, o máximo que poderá ocorrer, é que serão feitas alterações na forma de efetuar as atividades no cotidiano da empresa.

Sendo assim, servirá para que a empresa cresça com maior tranquilidade. Assim, corrige para melhorar e em consequência, cresce no mercado.

Logo, quando ocorrer a identificação dos colaboradores para realizar a auditoria interna, realizarão um profundo estudo dentro da empresa, investigando e apurando as responsabilidades.

É o primeiro passo para resolver os possíveis problemas existentes no ambiente corporativo, considerando os principais objetivos a que estão sujeitos:

Realizar a localização dos problemas

Muitas vezes, os problemas não são identificados pelas pessoas próximas a ele. Principalmente, pelo fato de considerar aquela ação como sendo natural no processo.

Em muitas situações, para não ocorrer a acusação de ser responsável pela falha, normalmente, os colaboradores ou setores “fazem de conta” que o problema não existe. Assim, a partir da visão do auditor que deve ser isento de qualquer avaliação, os problemas são detectados e solucionados.

Esta função do auditor precisa de um aprimoramento do olhar. Desse modo, os focos dos problemas serão detectados. Portanto, é muito mais fácil para apontar as soluções para resolver de maneira definitiva estes pontos problemáticos.

Determinar e organizar os processos da empresa

Os processos feitos na empresa precisam ser determinados e organizados de maneira que evitem gargalos de produção, e assim, necessitem de correções. Normalmente, a falta de uma organização e controle dos processos, leva a ocorrer fraudes e desvios de conduta.

Assim, pessoas que podem fraudar ou ter ações de desvio de conduta ao saber que haverá auditoria, repensarão as suas atitudes antes de cometer ações irregulares.

Atuar com ética e transparência

A pessoa ter ética e transparência é fundamental para realizar o processo de auditoria. Pois, este processo tem a intenção de buscar os problemas que estão “debaixo do tapete” e resolver da melhor forma possível. Ainda mais, aqueles que se relacionam diretamente com a reputação da empresa.

Ou seja, é o recado para que todos os envolvidos com a empresa, seja de maneira interna ou externa, saibam que naquele espaço, não haverá tolerância para processos e produtos que não tenham a qualidade necessária.

A auditoria interna, se volta para todos os setores da empresa, principalmente para aqueles que podem gerar prejuízos financeiros e de reputação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.