Como fazer um estoque de segurança em seu negócio?

Confira aqui o que é e como fazer um estoque de segurança

Você acha que sua empresa está praticando um bom gerenciamento de estoque, mas esta é a primeira vez que você se depara com o termo “estoque de segurança”? Então, sem dúvida, há uma falha no seu modelo de negócios. O gerenciamento é crucial para o bom funcionamento de qualquer empresa, e um inventário seguro é obrigatório. Por isso que hoje, indicaremos como fazer isso corretamente.

Engana-se quem pensa que apenas empresas de varejo exigem um monitoramento de estoque. Por exemplo, as fábricas não podem arriscar uma paralisação da produção se as matérias-primas não forem armazenadas adequadamente.

As lojas devem estar preparadas para os picos de vendas, principalmente nos feriados. Assim, provedores devem ter todos os equipamentos necessários para entregar seus serviços aos clientes.

Então, varejistas e atacadistas, como garantir o sucesso de sua empresa? Continue lendo para descobrir o que é um estoque de segurança e como calcular um para o seu negócio.

Exatamente é um estoque de segurança?

Seja em falta ou com excesso de estoque, é um sinal claro de que há problemas com o estoque de uma organização. O estoque de segurança é também conhecido por estoque mínimo, estoque de reserva, e de proteção. É importante para evitar a falta ou o excesso de produtos na empresa. Agora vamos ao conceito.

Para evitar a perda de vendas por falta de estoque, as empresas devem manter sempre os produtos de segurança. O plano é adiar o saque da reserva e, em vez disso, tratá-lo como uma espécie de apólice de seguro para a operação.

Assim, é possível evitar ou mitigar interrupções em suas operações comerciais, como atrasos na entrega, demanda excepcionalmente alta ou problemas com fornecedores, com um buffer suficiente.

Em muitos casos, os hábitos de compra do público ditarão quais produtos sempre terão um suprimento seguro à mão. A importância do produto em questão na linha geral de produtos da empresa é outro fator que pesa muito nessa escolha estratégica.

Estratégias devem ser tomadas para garantir que a empresa não acabe com um excesso de estoque enquanto tenta garantir que os principais produtos não acabem. A empresa perde dinheiro quando investe em um produto que não vende (perturbando assim o fluxo de caixa) e incorre em estocagem e outros custos.

É fácil encontrar um equilíbrio, e o estoque de rede de segurança da empresa não seria nenhuma exceção. Assim, uma previsão de demanda sólida é essencial para uma rede de segurança robusta.

estoque de segurança em seu negócio- Reprodução Canva
estoque de segurança em seu negócio- Reprodução Canva

Quais os benefícios de se ter um estoque de segurança?

Ter uma rede de segurança em vigor para o seu negócio tem inúmeros benefícios. Entre eles:

  • A empresa pode liberar dinheiro para investimentos estratégicos;
  • Manter o fluxo de produção;
  • Ter a possibilidade de controlar os custos associados à garantia de entrega, como contratação de trabalhadores temporários ou pagamento de taxas de transporte mais altas;
  • Visualizar a rapidez com que um item estraga ou se está ou não na estação.

Para manter um estoque de segurança eficaz, é preciso antecipar o comportamento do público e definir seus níveis de estoque de acordo se você tiver acesso a esses dados.

Como calcular o estoque de segurança de maneira eficaz?

O cálculo do estoque de segurança depende de vários fatores que influenciam sua estrutura. O tempo que leva para os produtos chegarem dos fornecedores e o tempo necessário para vendê-los devem ser considerados na previsão de demanda. Esta atitude deve determinar quais produtos requerem um estoque de segurança e quais não.

Um dos conceitos mais fundamentais da logística, o Lead Time descreve quanto tempo leva desde que um cliente faz um pedido até que ele seja entregue. E o estoque de segurança pode ser crucial para proteger a posição da sua empresa aos olhos dos clientes, se o produto em questão tem um longo prazo de entrega e variação significativa.

A porcentagem de 0 a 100 reflete a importância relativa dos produtos em seu mix. O estoque de segurança dedicado do produto deve ser proporcionalmente maior à medida que as expectativas de nível de serviço aumentam.

Tendo isso em mente, formularemos:

  • Estoque de segurança = demanda média (vendas) X pelo prazo de entrega (em dias).

Use um exemplo da realidade:

Se a média de vendas de um produto a cada 3 dias é de 100 unidades, o estoque de segurança deve conter 300 unidades do produto (100 × 3). Em outras palavras, seu estoque de suprimentos sua emergência deve conter no mínimo 300 unidades do produto.

Agora você já sabe tudo sobre como fazer um estoque de segurança. Sendo assim, aplique as nossas dicas e informações e melhore seu negócio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.