Como fazer a consulta de BENEFÍCIO DO INSS apenas com o CPF

O processo é bastante simples

Há muitas pessoas que não estão familiarizados com o processo de verificação do benefício do INSS usando apenas o CPF. Se esse é o seu caso, aqui estarão todas as informações relevantes sobre o assunto.

O processo é bastante simples, permitindo que você utilize exclusivamente o seu Cadastro de Pessoa Física para efetuar essa verificação. Adicionalmente, é crucial que você esteja ciente do código associado ao seu benefício do INSS. O código do benefício pode ser acessado através do CPF.

Qual é a significância do código de benefício do INSS?

Os dados citados acima são fundamentais para acompanhar as informações relacionadas ao benefício do INSS. Eles abrangem:

  • Emissão do cartão;
  • Calendário de pagamentos;
  • Duração do benefício;
  • Entre outros aspectos.

Mas, antes de explorarmos as opções de consulta, é imperativo compreendermos a finalidade desse código. O principal propósito é servir como um identificador único, consistindo em um total de dez dígitos dispostos na seguinte sequência: 000.000.000-0.

Ao contrário do que muitos acreditam, esse código tem o papel primordial de identificar o benefício recebido, não se limitando apenas ao beneficiário. Em outras palavras, se um indivíduo recebe um benefício por incapacidade temporária (anteriormente conhecido como auxílio-doença) e transita para um benefício por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez), o código do benefício do segurado pode ser modificado.

O beneficiário permanece o mesmo, assim como o valor, porém, como o benefício está sendo alterado, o código também pode ser modificado. Portanto, é crucial estar atento a essa informação.

Como fazer a consulta de BENEFÍCIO DO INSS apenas com o CPF
O processo é bastante simples – Imagem: Canva

Vamos agora aprender a verificar o benefício do INSS. Existem pelo menos quatro canais disponibilizados pelo INSS, nos quais você pode verificar o código utilizando o CPF. Vejamos um guia detalhado para cada um deles:

Portal

A primeira opção é através do site oficial do MEU INSS. Além de fornecer o código do benefício do INSS, o portal disponibiliza uma variedade de outras informações. Basta efetuar o login utilizando a sua conta gov.br. O código do benefício estará visível no início da página, junto com os benefícios concedidos ao segurado.

App Meu INSS

Essa é outra alternativa disponível para os segurados. O aplicativo opera de maneira semelhante ao site, exigindo o login com a conta gov.br, onde o CPF será informado. No aplicativo, basta acessar a aba “meus benefícios”. O aplicativo é compatível com Android e iOS.

Central de Atendimento

Esta Central funciona de segunda a sábado, até às 22h. A chamada possui um custo, sendo recomendado o uso de um telefone fixo ou celular com créditos. O procedimento é o seguinte:

  • Ligue para o número 135;
  • Informe o número do seu CPF;
  • Selecione a opção referente ao “código do benefício” ou “informações sobre o benefício”;
  • Finalmente, você terá acesso à informação.

Agência do INSS

Por fim, é possível verificar o código pessoalmente. Entretanto, é necessário agendar previamente através do site ou do aplicativo Meu INSS.

Quanto ao tempo de concessão do benefício do INSS, você sabia que atualmente cerca de 7 milhões de brasileiros estão aguardando na fila do INSS? Essas pessoas aguardam com grande expectativa pela obtenção de diversos benefícios, que variam desde aposentadorias até pensões, além de auxílios assistenciais fornecidos pela instituição.

Em algumas situações, os cidadãos podem esperar mais de um ano para que esses pagamentos sejam liberados. No entanto, na maioria dos casos, o período médio para a aprovação de um benefício no INSS é consideravelmente mais curto, em torno de 70 dias, o que equivale a pouco mais de 2 meses. Em junho deste ano, o Boletim Estatístico da Previdência Social indicou que o Governo Federal concedeu mais de 459 mil benefícios aos brasileiros.

Esses dados demonstram que, apesar de alguns casos complexos, a Previdência Social continua a processar e aprovar benefícios, buscando tornar o processo cada vez mais ágil para a maioria dos requerentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.