Como não procrastinar ao estudar para concursos? Confira!

Eliminar distrações, gerenciar o tempo, entre outros detalhes podem evitar o adiamento dos estudos

A procrastinação é um hábito nada saudável que muitas têm e que atrapalha diretamente no rendimento dos estudos ou do trabalho. Você sabe o que é procrastinar?

Procrastinar nada mais é que do que ficar adiando tarefas importantes, as substituindo por nenhuma ou por outras atividades do dia-a-dia, considerando que fará a tarefa nas próximas horas ou no dia seguinte.

Acontece que muitas vezes a procrastinação é um círculo vicioso, e você acaba sempre tendendo a adiar o que tem para fazer. Assim, muitas vezes, quando você realmente começa o seu trabalho ou estudo, ele tem um prazo curso a ser executado, podendo te prejudicar caso realmente aconteça algum imprevisto.

Isso pode ser negativo, pois além de prejudicar o seu desempenho e rendimento ao realizar a tarefa, pode trazer sentimentos de culpa por não realizá-la do modo adequado ou planejado.

Veja também: Como conciliar o trabalho com os estudos? Confira!

Assim, a procrastinação pode acabar influenciando na saúde mental de quem procrastina, uma vez que sentimentos e situações como de culpa, preocupação, ansiedade, estresse e decepção podem estar presentes durante todo esse processo.

Não só no trabalho como nos estudos, esse hábito pode e deve ser mudado. Se você tem esse hábito e reconhece a necessidade de eliminá-lo, este artigo é para você. Separamos aqui algumas dicas de como parar de procrastinar ao estudar para concursos:

Elimine distrações

Redes sociais, ida ao mercado, site de notícias, televisão, séries, entre outras são, para a maioria das pessoas distrações que contribuem para o hábito de procrastinar. Evite-as ao máximo.

Confira: Como estudar para concursos públicos antes de sair seu edital? Confira!

Se você não usa o computador ou celular para executar sua tarefa, deixe-o longe. Não ligue a televisão se ela não for necessária. Evite contato e conversas desnecessárias e deixe todos informados que naquele momento, você não estará disponível, exceto em caso de emergências.

Gerencie seu tempo

Faça um planejamento de quanto tempo você levará para executar tal atividade ou estudar conteúdos. Organize seus horários para isso, crie uma lista de tarefas. Se necessário, utilize-se de uma agenda, alarmes ou aplicativos que te auxiliam nessa organização.

Veja também: Como estudar para concursos públicos antes da publicação do edital? Confira!

Pense também em como será a execução da própria tarefa. No estudo, por exemplo, você pode optar por estudar um tema durante um tempo, e outro tema durante um tempo menor, maior ou igual. Caso não consiga cumprir alguma parte da tarefa, não se castigue, mas foque ainda mais em recuperar o tempo perdido.

Motive-se: Pense na recompensa de realizar a tarefa

Além da satisfação de terminar a tarefa, é bem provável que ela também proporcione mais alguma recompensa, ainda que seja em longo prazo. Passar em um concurso e uma boa remuneração são as recompensas mais esperadas. Ao chegar na hora de estudar, lembre-se dessas recompensas.

Caso queira uma recompensa mais rápida, você mesmo pode cria-la: Algum alimento que goste muito, tempo para assistir uma série, entre outras coisas que você gosta podem servir como uma gratificação por finalizar tal tarefa.

Veja também: Benefícios do Ômega 3 podem ajudar concurseiros na jornada de estudos! Confira!

Comece!

Essa dica pode parecer clichê, porém é muito válida. Existem muitas pessoas que demoram em começar a estudar ou realizar outra tarefa, e por isso procrastinam. Por isso, o maior passo que você pode dar para evitar a procrastinação é iniciar! Reflita nas consequências negativas que pode ter caso não cumpra o planejado.

Essas são algumas das principais dicas para evitar a procrastinação ao estudar para concursos, ao trabalhar e em outras situações. Eliminar distrações, gerenciar e planejar bem seu tempo, motivar-se e principalmente, começar a fazer o que é preciso são ações que vão te ajudar a ter o resultado esperado!

Comentários estão fechados.