Como estudar Português da FGV para provas de concurso?

A Fundação Getúlio Vargas é uma das bancas mais desafiadoras entre os concursos públicos, principalmente quando o assunto é Língua Portuguesa. Nós perguntamos: você sabe como estudar Português para a FGV?

Se você não sabe, calma! Isso não significa que você deve desistir e sair correndo de encarar alguma prova se a banca escolhida for a FGV.

Saiba que ela vai exigir uma dedicação maior da sua parte.

Qual o perfil da banca FGV?

Há três principais características da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que você deve ter muita atenção na hora de iniciar sua preparação para a prova de Português dessa banca.

  • A FGV não é uma banca previsível.
  • A banca cobra mais questões de inferências e deduções.
  • A leitura do enunciado indica como se deve ler o texto.

Quando afirmamos que a FGV não é previsível, quer dizer que é uma banca que não costuma cobrar os mesmos tipos de questões sempre, o que é comum em outras bancas.

A FGV possui várias formas de exigir o mesmo conteúdo programático do edital, mas isso não quer dizer que fazer provas anteriores não irá ajudar. É sempre bom ter uma referência como ponto de partida.

Como são as questões de Português da FGV?

Para começar, explicamos que uma dica para quem vai realizar questões dessa banca é não ir direto à alternativa mais óbvia de uma vez. Sempre avalie sua resposta com calma.

Quando você se deparar com uma situação de dúvida em duas respostas, é o momento de ler com bastante atenção e ter “maldade no coração” para não cair em alguma pegadinha marcando a opção mais previsível.

Lembre-se, estar em dúvida em apenas duas alternativas já é estar um passo à frente de outros candidatos, afinal, muitos permanecem inseguros entre três ou mais opções.

Alertamos também que a banca tem mudado os aspectos de seus textos. É preciso estar atento a isso.

Anteriormente, a FGV desenvolvia as questões com um texto longo e esse servia de base para até três, cinco ou mais questões.

Em seus últimos concursos, a banca tem colocado textos pequenos com no máximo duas questões para serem respondidas.

O resultado? Muitos textos diferentes por prova, se tornando algo mais cansativo para o candidato.

Porém, apesar desse detalhe, não se vê mudança no perfil geral da banca FGV na elaboração das questões. Ela continua trazendo questões de Interpretação em que a parte gramatical é cobrada sobre o texto.

Quais cuidados ter com as questões de interpretação da FGV?

Em relação à interpretação de texto, a banca cobra mais questões de inferências e deduções. Mas isso não quer dizer que você não vai encontrar uma questão de compreensão textual nessa prova.

Nesse caso, a interpretação exige mais de você. Afinal, será necessário ler nas entrelinhas e entender o que está implícito. Então, o que você pode fazer a respeito disso?

Em poucas palavras, para entender as informações do texto, você vai precisar prestar muita atenção na informação que ele apresenta.

Com isso, você evita cair em um entendimento de uma verdade que é apenas para você e não para o texto cobrado pela questão.

Quais etapas seguir na hora de fazer uma questão da FGV?

Comece realizando uma primeira leitura do enunciado com atenção. É importante compreender bem qual é o comando solicitado pela questão que você irá realizar. Ou seja, entender exatamente o que precisa ser respondido.

Em seguida, faça uma leitura atenta do texto relacionado à questão. Lembre-se de já ter em mente em sua leitura a busca pela resposta solicitada no enunciado.

Após isso, verifique entre as respostas disponíveis qual corresponde à pergunta feita, sempre tomando cuidado com as pegadinhas presentes nas questões.

Como estudar Português para a FGV?

Quando for estudar Português para a FGV, é importante que o candidato entenda que não basta apenas focar na realização de questões para se preparar.

O Português é o mesmo para todas as bancas e concursos, o que muda é a forma que ele será aplicado. Nesse sentido, o estudante precisa construir uma base teórica que o ajudará a solucionar as questões de qualquer banca.

Após a leitura da parte teórica e sua compreensão bem consolidada, o estudante pode buscar por questões da FGV para traçar o perfil da banca, que tem como hábito cobrar conteúdos extensos na parte de Português.

Realize muitos exercícios de interpretação de texto para estar com o olho bem treinado para esse tipo de questão.

Em relação à parte da Gramática, além de fazer questões, é preciso sempre estar estudando. De forma geral, alguns temas importantes para a banca são:

  • Interpretação de texto
  • Gênero Textual
  • Tipologia Textual
  • Classes Gramaticais (ex: conjunções, preposições, substantivo, adverbio e adjetivo)

Também é importante estar atento às questões que cobram reescrita, pontuação, Complemento Nominal, Crase, desenvolvimento de oração reduzida e período composto.

Lembrando que o estudante deve sempre conferir os conteúdos exigidos no edital de seu interesse para traçar o seu plano de estudo.

Agora é a sua vez de “quebrar a banca” e se sair bem na próxima prova de Português da FGV!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.