Aprender interpretação de texto para concursos

Você já se perguntou como está a sua interpretação textual? Na verdade, aprender a interpretação de texto para concursos não serve apenas para a prova de Língua Portuguesa, como para entender todas as demais questões.

Ninguém quer perder ponto por não entender o enunciado, certo?

A Interpretação de Texto é um assunto recorrente nas seleções e pode chegar, em média, a representar 30% ou até mais das questões em uma prova de Português.

Antes de entender como melhorar a sua interpretação textual, o primeiro ponto é que as pessoas estão esquecidas da prática da leitura. Muitas vezes os candidatos acreditam que estudar a parte didática, ou seja, apenas o material teórico, será suficiente para uma leitura plena.

Mas não é bem por aí que funciona.

Então, qual seria a melhor estratégia para praticar a interpretação de texto? A recomendação é a leitura paradidática.

O que é uma leitura paradidática?

A leitura paradidática é o tipo de leitura que irá acrescentar conhecimento para o aluno (dado o assunto que for lido) e ainda possibilitará a formação de um condicionamento de leitura. Basicamente, praticar o condicionamento de leitura é algo muito parecido com o que um atleta de alto rendimento precisa fazer.

O motivo? Ambos precisam se aperfeiçoar e praticar o máximo daquela atividade para, no dia “D”, realizarem o necessário com o maior desempenho e performance possíveis. Dessa forma, uma boa interpretação textual exige uma leitura ativa.

Recomenda-se buscar livros na Literatura Brasileira de algum autor consagrado e começar a ler.

O aluno deve buscar por leituras de fácil acesso e prazerosas, em que 30 a 40 minutos diários já irá agregar aos candidatos e somar na construção desse condicionamento de leitura. O hábito de leitura é um fator decisivo para que o futuro servidor tenha mais ferramentas e conhecimento para realizar uma boa prova de interpretação textual.

Vamos listar 4 passos importantes para o estudante aprender como estudar interpretação de texto para concursos.

Passo 1. Pratique uma leitura ativa

Como falado anteriormente, é importante que o estudante realize uma leitura paradidática diária de, no mínimo, 30 a 40 minutos.

Escolha um livro de sua preferência e comece esse processo de leitura, aumentando cada vez mais. Lembre-se que ler nunca é demais.

E quanto mais você praticar, melhor será seu rendimento.

Passo 2. Faça uma leitura diagonal do texto

Alguns candidatos pegam os textos de prova e, por muitas vezes, já querem se livrar do mesmo. Isso é muito errado, pois é preciso aprender a ler com eficiência e objetividade.

Para isso, recomenda-se a leitura na diagonal, que se baseia em uma primeira leitura para o aluno entender do que se trata o texto e qual é o assunto.

Em seguida, o mesmo deve realizar uma segunda leitura, buscando traçar as palavras-chave do texto. Em média, é possível encontrar de duas a três palavras-chave em cada parágrafo.

Para fechar, uma terceira leitura. Provavelmente você deve estar se perguntando agora: “será que dá tempo?”.

Sim, com um condicionamento de leitura, o aluno conseguirá realizar esse processo de forma mais eficiente. É tudo uma questão de treino.

Passo 3. Leia os títulos dos textos com atenção

Você costuma prestar atenção nos títulos dos textos que precisa ler?

Vamos contar um segredo para você: verificar o título do texto é essencial para entender o que ele quer dizer, o porquê e para que o texto foi escrito.

Tratando-se de interpretação, ter esse hábito poderá ser bem útil para você seguir o caminho certo para compreender a ideia inicial do texto.

Mas, se o texto possuir apenas um trecho, sem título, o que fazer? Confira no próximo passo.

Passo 4. Sempre verifique os rodapés dos textos

Sempre confira as notas de rodapé do texto. Caso o texto não possua título e seja apenas um trecho destacado, o rodapé trará as informações sobre o autor, ano e título.

Esses dados são fundamentais para ajudar o estudante na hora da prova a analisar e entender qual era a intenção e propósito do autor com o texto.

Quais autores para quem está começando a treinar?

O processo de condicionamento de leitura para uma boa interpretação deve ser de forma contínua, regular e progressiva. Com isso, quem está começando deve focar em realizar ao menos leituras de 10 ou 15 minutos por dia.

Lembrando que o ideal é, no mínimo, 40 ou 50 minutos diários. O que ainda é considerado pouco, para um leitor de alta performance.

Uma dica é tentar ler após o almoço. Caso dê sono ou vontade de fazer qualquer outra coisa, você está mal em relação ao hábito de leitura. Se for esse o caso, fique tranquilo e comece aos poucos!

Dicas de livros para começar:

  • “O Quinze” da Rachel de Queiroz
  • “O Seminarista” de Bernardo Guimarães
  • “Dom Casmurro” de Machado de Assis
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.