Como estudar gramática: 4 dicas!

Confira as melhores dicas para estudar gramática

O estudo da gramática é extremamente importante. Isso porque, você deverá dominar as principais regras gramaticais para responder às questões sobre essa matéria no seu concurso ou no seu vestibular.

Além disso, você precisará da gramática também para escrever adequadamente um texto ou para, até mesmo, responder questões de outras matérias, uma vez que o domínio da gramática irá te ajudar a interpretar os mais variados enunciados.

Porém, muitos estudantes possuem dificuldades para entender todos os tópicos que se inserem dentro desta matéria. Assim, para te ajudar, o artigo de hoje separou uma lista com algumas das principais estratégias de estudo da gramática.

Dicas para estudar gramática: Organização 

A principal dica para aqueles que desejam estudar seriamente a gramática da língua portuguesa é: se organize!

A gramática é dividida em uma série de tópicos, cada qual com as suas regras e as suas especificidades. Assim, para que você não deixe nenhum tema de lado, é fundamental que você divida todos os assuntos a serem estudados em um cronograma. 

Dessa maneira, você poderá estudar todos os temas, se preparando da maneira mais adequada possível para todos os tipos de situações.

Dicas para estudar gramática: Leitura

Se você deseja aprender de fato a gramática da língua portuguesa, é fundamental que você cultive o hábito da leitura. Isso porque, uma leitura frequente possibilitará uma maior familiarização com a língua e, dessa maneira, você poderá guardar as principais regras de regência, ortografia e concordância de maneira natural, somente devido a sua carga de leitura. 

Dicas para estudar gramática: Prática

A gramática possui uma teoria muito densa e complexa. Dessa forma, para que você de fato aprenda a matéria, é essencial que você coloque aquilo que aprendeu em prática: e nada mais eficiente do que os exercícios para esse propósito. 

Cultive o hábito de realizar ao menos uma dezena de exercícios depois de estudar cada tópico da gramática por meio da teoria. Assim, por meio da prática, você poderá memorizar muito mais facilmente os temas que serão cobrados na sua prova ou que deverão ser por aplicados na sua redação. 

Dicas para estudar gramática: Identifique os temas 

A gramática é uma matéria que se divide em uma grande quantidade de tópicos. Porém, nem todos os temas são abordados por determinadas provas. Assim, recomendamos que você analise o edital da sua prova e identifique aquilo que com certeza será cobrado. Com essa estratégica, você poderá focar o seu estudo naquilo que realmente será útil para você.

Lembre-se, porém, que se trata somente de uma questão de prioridades: priorize aquilo que vai cair com certeza na sua prova ou que costuma cair com mais frequência, mas não deixe de estudar também os demais assuntos, uma vez que eles podem ser úteis, se não em questões, para a composição do seu texto ou para a interpretação de um enunciado mais complexo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.