Como elaborar uma resenha de livro

Escrever uma resenha de livro é uma habilidade valiosa que não apenas permite ao leitor expressar suas opiniões sobre uma obra, mas também ajuda a comunidade leitora a entender melhor um livro, seja ele literário ou científico, considerando diferentes pontos de vista.

Agora, apresentaremos o passo a passo como elaborar uma resenha de livro que seja informativa, analítica e envolvente. Você aprenderá como estruturar sua resenha, o que incluir em cada seção e como expressar sua opinião de maneira fundamentada.

Compreenda a obra

Antes de começar a escrever sua resenha, você precisa ler o livro com atenção e compreensão. Leia o livro de forma completa, destacando aspectos importantes, como personagens, enredo, estilo de escrita, temas e simbolismo. Certifique-se de que você tem uma compreensão sólida da história e dos elementos que a compõem. O mesmo vale para livros científicos. Então, busque compreender a teoria que o embasa a ideia defendida na obra.

Anote observações iniciais

Conforme você lê o livro, faça anotações de suas primeiras impressões e pensamentos. Isso pode incluir suas reações emocionais, ideias sobre a trama, personagens que chamaram sua atenção e quaisquer trechos notáveis. Essas anotações iniciais serão úteis quando você começar a escrever a resenha.

 

livro
Livro marcado. Imagem: Biblioteca da ECA/ Reprodução

Escolha um título apropriado

Um título impactante é o primeiro passo para atrair a atenção do leitor. Seja criativo, mas também informativo. Seu título deve dar uma pista sobre o livro que você está resenhando e chamar a atenção de quem lê.

Além disso, a introdução também deve oferecer uma visão geral da obra que você está resenhando. Comece com uma breve descrição do livro, incluindo o título, autor e gênero. Você pode mencionar o contexto em que o livro foi escrito, bem como quaisquer informações relevantes sobre o autor.

Resenha da trama

Nesta seção, você apresentará a trama do livro de maneira concisa, sem revelar spoilers importantes. É importante fornecer uma ideia geral do enredo sem revelar detalhes que estraguem a experiência do leitor.

Descreva o cenário, os principais eventos e os personagens-chave. Você pode abordar o desenvolvimento da história, os momentos de virada e como o enredo se desenrola, por exemplo. Este é o lugar onde você pode dar ao leitor uma ideia de como o livro começa e evolui.

Análise dos personagens

Os personagens são peças fundamentais na maioria das histórias, e sua análise pode ser uma parte crucial da sua resenha. Descreva os personagens principais, suas personalidades, motivações e desenvolvimento ao longo da narrativa.

Analise como os personagens interagem entre si e como suas ações afetam a trama. Perguntas a considerar podem incluir: Como os personagens são retratados? Eles são complexos e tridimensionais, ou são estereotipados? Você se identificou com algum deles? Como os personagens contribuem para o tema geral do livro?

Estilo de escrita e Linguagem

O estilo de escrita do autor desempenha um papel fundamental na experiência de leitura. Comente sobre a prosa do autor, incluindo o uso de linguagem, diálogos, metáforas e estilo narrativo. Avalie a clareza e a fluidez da escrita, considerando o tom da narrativa. Além disso, destaque como o estilo de escrita contribui para a atmosfera do livro e para a compreensão dos temas abordados.

Opinião pessoal

Uma resenha não está completa sem a sua opinião pessoal. Com base em sua leitura e análise, compartilhe seus pensamentos e sentimentos sobre o livro. Esta é a parte onde você pode expressar se gostou ou não do livro, e o porquê. Lembre-se de fundamentar sua opinião. Se você gostou do livro, explique o que o cativou, mas, se você não gostou, forneça razões específicas para sua avaliação.

Leia também Citação direta e indireta: como citar em seu texto acadêmico de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.