O reajuste da bandeira tarifária vermelha e consequente aumento na conta de luz parece ter preocupado os brasileiros. Para se ter uma ideia a pesquisa na internet da frase “como economizar energia” cresceu 70% no Brasil, de acordo com dados do Google Trends.
Outro fato interessante, é que a frase também foi a mais usada quando o assunto incluía “economizar”.
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Por incrível que pareça acreditar, nos últimos 3 meses, economia de dinheiro e gasolina, ficou atrás da pesquisa em alta de “como economizar energia”.
Em três estados, Piauí, Amazonas e Ceará, “como economizar energia” ultrapassou outras preocupações quanto a economia.
Veja o ranking de 2021 quando o assunto é economizar:
- Como economizar dinheiro?
- Como economizar água?
- Como economizar bateria?
- Como economizar gasolina?
Veja também baixo os itens que mais cresceram em número de pesquisa em relação a outros anos.
Bitcoin está no terceiro entre as buscas. Confira:
- Gasolina;
- Soja;
- Bitcoin;
- Ferro;
- Ovo;
- Milho;
- Gás;
- Dólar;
- Óleo;
- Energia;
- Cobre;
- Combustível;
- Etanol;
- Carro Seminovo.
Por que a energia está ficando mais cara?
Como economizar energia aumentar o volume de pesquisa pode ser explicado pelas constantes notícias sobre a crise hídrica e o aumento da bandeira tarifária.
A bandeira tarifária que será cobrada até novembro, conforme estimativa, é a mais cara na escala.
A geração de energia pelas usinas termelétricas encarece o processo e o preço mais alto é repassado para o consumidor.
Gerar toda a energia do país por meio das usinas hidrelétricas têm se tornado inviável com o nível dos reservatórios de água cada vez mais baixos. Até o final do ano, o volume pode chegar ao pior nível em 20 anos.
Especialistas apontam que o cenário é resultado não só da crise hídrica, mas também uma mudança tardia na bandeira da conta de luz.
Isso porque a bandeira vermelha da conta de luz deveria ter sido acionada no ano passado, para incentivar a economia de energia, mas, por conta da pandemia, essa mudança foi adiada.
Agora o governo aposta em campanhas publicitárias para incentivar o uso consciente da energia elétrica. A estimativa seria gastar cerca de R$ 20 milhões. Veja mais detalhes clicando aqui.