Como desembaçar vidros de carro facilmente

Aprenda a tirar o embaçado de uma vez por todas!

Você sabe como desembaçar vidros de carro de forma fácil? Com as nossas dicas incríveis de hoje você vai conseguir esse resultado sem esforço. Os vidros embaçados do carro, além de ficarem com uma estética ruim, colocam em risco a vida dos motoristas e passageiros do veículo. Confira neste artigo como realizar essa tarefa que parece difícil, mas que é mais simples do que você imagina.

Por que o vidro do carro embaça?

Desembaçar vidro de carro -- Reprodução Canva
Desembaçar vidro de carro — Reprodução Canva

Vidro de carro embaçado é uma situação extremamente comum, principalmente em dias de chuva ou com baixas temperaturas.

Porém, mesmo que seja algo comum, não precisa ser normal. O vidro embaçado coloca em risco a vida de todos que estão dentro do carro, pois pode causar sérios acidentes e, além disso, também atingir outros carros e pedestres.

O embaçamento ocorre toda vez que a temperatura no interior do veículo aumenta em relação à temperatura externa. Isso acontece em dias de chuva, pois a água reduz a temperatura abruptamente. Em dias frios, com o funcionamento do motor, é comum o interior aquecer bem mais que a temperatura do lado de fora.

Como desembaçar vidros de carro?

Com certeza o vidro do seu carro pode começar a embaçar logo no início da viagem. Por isso é importante você saber que tentar limpá-lo em movimento pode piorar a situação! 

Nossa dica principal é: pare o carro para limpar imediatamente.

Há outras formas de desembaçar os vidros, veja:

  • Com o ar condicionado – Ligue o ar condicionado, direcione para o para-brisa, resfriando todo o carro, principalmente o vidro da frente. Isso evitará que haja o choque térmico e que condense as gotículas gasosas, gerando o efeito de embace nos vidros.
  • Abaixe o vidro – Mesmo com chuva, se possível, deixe uma fresta aberta no vidro do carro para que entre ar frio e resfrie o ambiente interno. Demora um pouco mais, mas é possível desembaçar com o ar que entra pela janela.
  • Secar com papel – Para quem anda com papel higiênico ou papel toalha, é possível recobrar a visão rapidamente com mais eficiência do que com um pano.

Como prevenir que o vidro do carro volte a embaçar

Melhor do que remediar, é evitar. Veja algumas dicas para evitar que o problema volte e, se voltar, que seja o mínimo possível.

  • Primeiramente: mantenha os vidros limpos – O acúmulo de sujeira pode dificultar o desembaçamento, uma vez que a sujeira se junta com as gotinhas de água, impregnando a superfície do vidro. Aspire frequentemente o estofado para que não haja acúmulo de partículas de pó.
  • Em segundo lugar: limpe com detergente neutro – Este processo funciona como um impermeabilizante caseiro, onde o detergente formará uma película protetora sobre o vidro, impedindo que partículas de poeira e de água impregnem. A superfície ficará escorregadia e, tudo que tocar, deslizará. Para aplicar, basta colocar algumas gotas em um pano limpo ou papel macio e passar após a limpeza, até a total diluição do produto.
  • Terceiro: impermeabilização profissional – Seguindo o mesmo princípio acima, a intenção é criar uma camada lisa, em que deslize partículas de água ou sujeira. Esse processo é feito em oficinas especializadas.
  • Além disso, troque o limpador do para-brisa – Esse acessório é essencial para possibilitar a visualização da direção durante a chuva. As palhetas tendem a ressecar e partirem, mas, muitas vezes, só identificamos isso ao precisar usar. Atente-se para realizar inspeções frequentemente e evitar que isso aconteça.
  • Compressa de sílica: Por ser um material extremamente útil para a absorção da umidade, é interessante mantê-lo dentro do ambiente a fim de enxugar a umidade do ar e, assim, evitar que se formem gotículas nos vidros, gerando o efeito de neblina.

Não se esqueça de reduzir a velocidade na chuva, dirija com muito mais atenção e use o farol baixo. Não deixe de cuidar da saúde do seu veículo como um todo, isso é muito importante para sua segurança e para a durabilidade do carro.

Receitas mágicas

Há um folclore de que o ar frio desembaça. Alguns ousam ir além e dizer que o ar quente também consegue desembaçar. Se perguntar, todos têm uma receita mágica na hora de combinar as temperaturas e alcançar o objetivo, que é desembaçar.

Contudo, a estratégia recomendada e com certeza de sucesso é o ar-condicionado, de preferência voltado para o para-brisas.

Seguindo essas dicas e mantendo a higiene do seu veículo, é certo de que o problema aconteça de forma cada vez mais esporádica. E, quando isso acontecer, seus efeitos serão minimizados pelas técnicas abordadas. Esperamos que aproveite as dicas e que possa dirigir com cada vez mais segurança!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.