Como definir metas com o seu time

Saber definir metas com o seu time é um passo fundamental para construir um bom caminho com os seus liderados. Caso contrário, eles poderão se sentir mais “perdidos” do que liderados, o que dificulta o desenvolvimento do grupo e da própria empresa como um todo.

Pensando nesse cenário, fizemos este conteúdo com algumas dicas que podem ser usadas na hora de elaborar metas em conjunto. Vejamos a seguir!

Como definir metas com o seu time

Existem diversos métodos e passos que você pode aderir na hora de definir metas com o seu time. Cabe a você avaliar quais são as opções que costumam funcionar melhor com o seu time. Abaixo trouxemos algumas ideias, mas lembre-se de sempre adaptá-las à sua realidade, combinado? Vejamos a seguir:

1. Analise a situação atual: Onde estamos?

Analisar a situação atual, com paciência e um olhar crítico, é um dos passos para definir metas com o seu time. Afinal, como saber aonde vocês querem chegar se, de fato, sequer sabem onde estão atualmente? Por isso, conversem sobre os resultados que têm sido obtidos, a produtividade que vem sendo alcançada mês a mês, e outros dados que possam fomentar um conhecimento mais profundo da situação atual da empresa.

2. Verifique quais gaps estão presentes: O que está faltando?

Com base na visualização do que vocês têm hoje, avalie quais pontos merecem melhorias, sejam elas urgentes ou não.

Verifiquem, em conjunto, quais gaps podem estar atrapalhando o resultado das atividades. Falta uma ferramenta? Falta um direcionamento? Ou há outra circunstância que deve ser sanada para impedir que a empresa fique estagnada?

Essas e outras questões podem servir de base, mais tarde, para definir metas com o seu time.

3. Aplique o padrão SMART ao desenhar as metas

O método SMART pode ajudá-lo a definir metas com o seu time. Basta verificar o que deve ser desenvolvido na corporação e usar esses dados nos passos abaixo. Por exemplo, se a meta é aumentar as vendas em 50%, porque elas caíram, veja os passos abaixo e trace metas com mais coesão com base neste método:

  • S de Specific (Específico): Analisar os dados atuais e específicos da empresa.
  • M de Measurable (Mensurável): Definir quais serão as métricas utilizadas.
  • A de Attainable (Atingível): Verificar se a meta levantada tem relação com as possibilidades reais da empresa.
  • R de Relevant (Relevante): Verificar, em conjunto, a relevância da meta para os objetivos da empresa como um todo.
  • T de Time-based (Temporal): Definir os prazos para cumprir as metas, formando um verdadeiro passo a passo

Use essas etapas na hora de conversar com o seu time e desenhar os próximos passos e prazos.

4. Certifique-se de que as metas são realmente plausíveis

Agora, é hora de você refletir sobre as metas iniciais que foram levantadas: Será que elas são realmente plausíveis? Há realmente possibilidades de serem executadas em tempo hábil, sem levar ninguém do time à exaustão?

Caso sejam detectadas metas muito acima do ideal, é importante remanejar prazos e demandas, para não levar o time ao burnout.

5. Dê voz ao seu time

Lembre-se de dar voz ao seu time durante todo o processo. São eles que podem ajudá-lo a analisar a situação atual, os gaps existentes e se as metas, levantadas com o método SMART, são realmente atingíveis de forma saudável e consistente.

Além do mais, se o propósito é definir metas com o seu time, você precisa desse tipo de espaço para o grupo, mantendo uma postura que inclua a opinião de todos e uma mente aberta para novas ideias. Boa sorte!

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